Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SEBASTIAO VIEIRA DE FARIAS
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
O ladrilhamento do plano euclidiano no ensino médio: criando padrões por meio da resolução de problemas
Resumo
O objetivo principal deste trabalho foi investigar a relevância e as contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de
Problemas, aplicada ao conteúdo de pavimentações planas, com foco nos ladrilhamentos regulares e semirregulares. Para tal, foi realizado um estudo de caso com alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em São Sebastião/DF. Com ênfase na manipulação, exploração e investigação em sala de aula, a sequência didática aplicada partiu de um problema gerador, pensado e concebido com a intenção de promover o desenvolvimento do pensamento geométrico/matemático através do ladrilhamento do plano euclidiano. O interesse pela metodologia de resolução de problemas nas aulas de matemática decorre do fato de haver eficácia comprovada na melhora no desempenho dos estudantes quando os professores a utilizam. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e a coleta de dados deu-se no decorrer do desenvolvimento das atividades, realizadas em dois encontros. Os resultados obtidos nesta investigação jogam luz acerca da postura dos alunos e do professor-pesquisador, quanto ao trabalho em grupos e ao enfrentamento de situações inusitadas através de uma nova abordagem de ensino. Apesar dos diversos desafios inerentes à proposta de trabalho desta pesquisa, enxerga-se nesta estratégia de ensino um caminho alternativo às abordagens ditas tradicionais. Desse modo, espera-se que esta pesquisa possa servir para consultas e reflexões sobre o ensino de Matemática centrado na resolução de problemas.
[Download TCC]