Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MATEUS JOSE LOCALI
UNESP - Universidade Estadual Paulista - Bauru - SP
Dissertação
Título
Aritmética na BNCC: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho tem como objetivo propor a inclusão da Aritmética como uma nova unidade temática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental. Inicialmente, é feita uma análise detalhada da BNCC, abordando as competências, habilidades e unidades temáticas previstas no documento, com especial atenção à Matemática. É destacada a ausência de uma unidade dedicada à Aritmética, apesar de sua importância no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. A partir dessa constatação, o estudo sugere a criação de uma unidade temática específica para Aritmética, que inclui tópicos como Congruência Modular e introdução à Criptografia. Além disso, são propostas habilidades que possam ser trabalhadas dentro dessa nova unidade, considerando a relevância desses conceitos para a formação matemática dos estudantes. Para apoiar a implementação dessa proposta, o trabalho apresenta sequências didáticas voltadas para professores do Ensino Fundamental, oferecendo orientações práticas de como abordar os novos temas em sala de aula. Com isso, espera-se contribuir para o fortalecimento do ensino da Aritmética e enriquecer o currículo escolar com conteúdos que dialoguem com a realidade contemporânea
e seus desafios matemáticos.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Dissertação de mestrado
Veículo
Repositório de dissertações e teses da Unesp
Link
https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/c66d2733-887f-4a7a-8a45-bc6460349c74/content
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]