MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABRICIO DA SILVA FERREIRA

UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA

Dissertação

Título
GEOGEBRA E VOLUMES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: Avaliação de uma Metodologia Sequencial de Ensino
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é analisar os efeitos de uma metodologia de ensino voltada para o estudo dos volumes de sólidos geométricos, utilizando o software GeoGebra como ferramenta complementar. A pesquisa envolve uma sequência estruturada de atividades projetadas para dar suporte aos alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao volume de sólidos geométricos convexos, bem como no desenvolvimento das fórmulas utilizadas para calcular o volume desses sólidos. O estudo foi realizado em uma escola pública da zona rural do município de Maracanã, no estado do Pará, com alunos do 9º ano. Essa turma foi escolhida porque a escola oferecia apenas turmas de ensino fundamental, e a matriz curricular da classe selecionada estava mais alinhada ao conteúdo. Para avaliar a eficácia da metodologia proposta, os alunos participaram de uma sequência de atividades pedagógicas e realizaram testes antes e após a implementação da etodologia, com o objetivo de medir tanto o progresso quanto o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados dessas avaliações foram analisados para acompanhar o desenvolvimento dos participantes e examinar os efeitos e impactos da abordagem proposta. A análise busca não apenas avaliar a eficiência da etodologia, mas também destacar como o uso do GeoGebra pode melhorar a compreensão dos conceitos matemáticos abordados e ajudar no domínio das fórmulas relacionadas aos volumes dos sólidos geométricos. A pesquisa indica que a aplicação da sequência de ensino contribuiu significativamente para a aprendizagem dos alunos sobre o tema abordado. Em última instância, este trabalho visa aprimorar as práticas de ensino nessa área específica da matemática, oferecendo contribuições importantes e suporte para educadores e pesquisadores interessados no desenvolvimento de métodos de ensino diversificados e inovadores.
[Download TCC]