MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LYDIA SOARES DE BARROS NUNES

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Viabilidade da Energia Solar Fotovoltaica: uma Análise utilizando Modelagem Matemática na Educação Básica
Resumo
A presente pesquisa realizada na área da Educação Básica fundamenta-se na concepção da modelagem matemática como uma ferramenta de ensino-aprendizagem, apresentada por Rodney Carlos Bassanezi e Maria Salett Biembengut como Modelação. Procura-se identificar as relações entre a Modelagem Matemática e os documentos curriculares vigentes, além de investigar o impacto da utilização desta metodologia de ensino em uma turma de 1° ano do Ensino Médio em Aparecida de Goiânia, Goiás, analisando as alterações no ambiente de ensino-aprendizagem em relação ao interesse dos estudantes pelas aulas de Matemática e à compreensão dos conteúdos abordados. A proposta pedagógica examina a viabilidade da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em residências da região, enfatizando questões ambientais e financeiras. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Modelagem Matemática, os documentos da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular de Goiás para o Ensino Médio, além das formas de geração de energia, especialmente hidrelétrica e solar fotovoltaica. Com base nas informações coletadas, elaborou-se uma sequência didática, abordando os conteúdos de funções e matemática financeira. A segunda etapa da pesquisa envolve uma observação participante durante a implementação das aulas planejadas. O estudo visa destacar o potencial e os desafios do uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino na Educação Básica, relacionando teoria e prática.
[Download TCC]