Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LYDIA SOARES DE BARROS NUNES
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Viabilidade da Energia Solar Fotovoltaica: uma Análise utilizando Modelagem Matemática na Educação Básica
Resumo
A presente pesquisa realizada na área da Educação Básica fundamenta-se na concepção da
modelagem matemática como uma ferramenta de ensino-aprendizagem, apresentada por
Rodney Carlos Bassanezi e Maria Salett Biembengut como Modelação. Procura-se identificar
as relações entre a Modelagem Matemática e os documentos curriculares vigentes, além de
investigar o impacto da utilização desta metodologia de ensino em uma turma de 1° ano do
Ensino Médio em Aparecida de Goiânia, Goiás, analisando as alterações no ambiente de
ensino-aprendizagem em relação ao interesse dos estudantes pelas aulas de Matemática e à
compreensão dos conteúdos abordados. A proposta pedagógica examina a viabilidade da
instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em residências da região, enfatizando
questões ambientais e financeiras. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, dividida
em duas etapas. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Modelagem
Matemática, os documentos da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular
de Goiás para o Ensino Médio, além das formas de geração de energia, especialmente
hidrelétrica e solar fotovoltaica. Com base nas informações coletadas, elaborou-se uma
sequência didática, abordando os conteúdos de funções e matemática financeira. A segunda
etapa da pesquisa envolve uma observação participante durante a implementação das aulas
planejadas. O estudo visa destacar o potencial e os desafios do uso da Modelagem Matemática
como metodologia de ensino na Educação Básica, relacionando teoria e prática.
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