Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA SOUSA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
AS POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PROMOVER EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho tem como foco analisar as contribuições das metodologias ativas como
potencializadora de conceitos de educação financeira para a formação dos alunos nos
anos finais do Ensino Fundamental. As metodologias ativas estão presente nesse
trabalho como estratégia de intervenção na qual buscamos que o aluno desenvolva
autonomia e seja o responsável pela construção do seu conhecimento. O
desenvolvimento da educação financeira é um dos temas da atualidade e que compõe a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nesse contexto, segundo portal do
Ministério da Educação (MEC) a educação financeira é definida como o processo
mediante o qual “os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em
relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação,
formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessárias
para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos”. Ao
longo do desenvolvimento deste trabalho, adotei como proposta metodológica trabalhar
os conceitos e conteúdos matemáticos financeiros pautados em atividades baseadas em
metodologias ativas (Instrução entre Pares e a sala de aula invertida). Essas
metodologias serviriam de embasamento para as problematizações feitas em torno dos
conteúdos de matemática financeira, de forma que os alunos consigam superar os
métodos/técnicas mecânicas de memorização de conteúdos em prol de uma melhor
compreensão e significação dos conteúdos e da sua própria aprendizagem.
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