MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA SOUSA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
AS POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PROMOVER EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho tem como foco analisar as contribuições das metodologias ativas como potencializadora de conceitos de educação financeira para a formação dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. As metodologias ativas estão presente nesse trabalho como estratégia de intervenção na qual buscamos que o aluno desenvolva autonomia e seja o responsável pela construção do seu conhecimento. O desenvolvimento da educação financeira é um dos temas da atualidade e que compõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nesse contexto, segundo portal do Ministério da Educação (MEC) a educação financeira é definida como o processo mediante o qual “os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessárias para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos”. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, adotei como proposta metodológica trabalhar os conceitos e conteúdos matemáticos financeiros pautados em atividades baseadas em metodologias ativas (Instrução entre Pares e a sala de aula invertida). Essas metodologias serviriam de embasamento para as problematizações feitas em torno dos conteúdos de matemática financeira, de forma que os alunos consigam superar os métodos/técnicas mecânicas de memorização de conteúdos em prol de uma melhor compreensão e significação dos conteúdos e da sua própria aprendizagem.
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