Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SANDRO SILVA DE AZEVEDO
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO MEDIADA PELA GAMIFICAÇÃO
Resumo
O presente trabalho, em nível de mestrado profissional propõe duas abordagens importantes para os estudantes da educação básica: compreensão dos conceitos básicos da matemática financeira e educação financeira. Reconhecemos a importância de uma educação financeira
sólida, ancorada na matemática financeira, para uma vida financeira equilibrada. Para isso, utilizamos uma sequência de ensino gamificada, buscando engajar os alunos e melhorar seu desempenho nos conteúdos abordados. Nossa proposta visa integrar elementos de jogos ao
conteúdo, proporcionando um ensino mais envolvente e capaz de desenvolver competências essenciais para o século XXI. O objetivo geral é investigar como a gamificação, como abordagem educacional, influencia na consistência e uniformidade do desempenho quantitativo dos estudantes do ensino médio na compreensão e aplicação dos conteúdos abordados na prática. O suporte teórico utilizado nesse trabalho baseia-se na análise de livros, pesquisas e documentos que visam contextualizar a educação financeira, e a importância da
matemática financeira na educação financeira e o uso da gamificação na educação. Para tanto foi realizado um trabalho bibliográfico e de campo com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado com questões fechadas e ocorreu em dois
momentos distintos, inicialmente para verificação dos conhecimentos prévios e por fim após a intervenção da gamificação. Para análise de dados utilizou-se o Microsoft Excel para extração dos dados estatísticos. Após aplicarmos a gamificação, os resultados da amostra confirmam a
validade dos objetivos deste estudo para esta situação específica. Destacamos o potencial da gamificação com uma ferramenta educacional alinhada aos objetivos da BNCC e do DCGOEM. Pesquisas futuras sobre diversos conteúdos podem fornecer resultados valiosos sobre o potencial da gamificação.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Matemática Financeira e educação financeira: uma proposta de ensino mediada pela gamificação
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748094
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]