MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULIANE IBIAPINA FERNANDES GIRAO

SEDUC-CE/URCA - SEDUC-CE/URCA - Sobral - CE - Sobral - CE

Dissertação

Título
ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO E SEQUÊNCIA FEDATHI COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA ANÁLISES DE RESULTADOS DO SISEDU, E USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESTRUTURADOS
Resumo
A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE), buscando oferecer a toda sua rede educacional um instrumento para traçar um diagnóstico do desempenho dos estudantes em Matemática, implantou a Avaliação Diagnóstica via Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU). Os resultados gerados pelo SISEDU permitem que a gestão escolar faça um acompanhamento personalizado de cada aluno e baseado em evidências pedagogicamente significativas e estatisticamente robustas. Entretanto, muitos professores não possuem habilidades para utilizar a plataforma, bem como competências pedagógicas para solucionar as fragilidades. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar a aplicação da Engenharia Didática e da Sequência Fedathi na formação de professores de Matemática para a interpretação dos resultados das Avaliações Diagnósticas via SISEDU, a fim de que sejam capazes de identificar as fragilidades dos alunos em um determinado conteúdo, bem como para o adequado uso dos Materiais Didáticos Estruturados (MDEs), a fim de realizar a recomposição de aprendizagem e melhorar os índices da educação básica no Estado do Ceará, consequentemente a qualidade. A metodologia de pesquisa configura-se na Engenharia Didática, tendo como participantes professores de Matemática do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Ceará. Às quatro fases da Engenharia Didática: Análise preliminar; Análise a priori; Experimentação; e Análise a posteriori e validação sucederam-se em quatro encontros presenciais, nos quais consta apresentação e experimentação da metodologia de ensino, Sequência Fedathi, que diante das etapas de tomada de posição, maturação, solução e prova, para analisar e interpretar os resultados das Avaliações Diagnósticas via SISEDU, e em seguida foram elaboradas estratégias para a melhora do rendimento escolar a partir do uso dos MDEs no contexto de sala de aula. A metodologia adotada permiti que os professores identifiquem as fragilidades nas habilidades associadas a um determinado conteúdo, compartilh conhecimentos sobre os resultados do SISEDU, de forma processual e construtiva, utilizar os MDEs para desenvolver um percurso metodológico, para que seus alunos desenvolvam tais habilidades e adquiram conhecimentos necessários referentes aos conteúdos de matemática do Ensino Médio. Conclui-se que a aplicação da Engenharia Didática juntamente com a Sequência Fedathi constituem metodologias eficazes para orientar professores na interpretação dos resultados das Avaliações Diagnósticas via SISEDU e para capacitar professores para o adequado uso dos MDEs com maturidade e domínio dos conceitos matemáticos. Propomos a combinação de metodologias para o ensino de Matemática em outras realidades educacionais.
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