Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO RONALDO ALVES
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO TABELAS E GRÁFICOS
Resumo
O ensino de probabilidade e de estatística nos anos finais do Ensino Fundamental tendo como método a aprendizagem baseada em problemas ainda é pouco explorado. Dessa forma, considerando ser de grande relevância acadêmica e social abordar o ensino da Matemática, sob as mais diversas óticas, como forma de promover mais qualidade na aprendizagem, tendo em vista que esta disciplina ainda é considerada desafiadora para grande parte dos alunos, este trabalho teve como ponto de partida a seguinte questão: Como desenvolver uma sequência didática (SD) para o ensino de probabilidade e de estatística que promova a compreensão e a aplicação de conceitos por meio da resolução de problemas e estimule a aprendizagem dos alunos de forma significativa? Assim, traçou-se como objetivo geral elaborar uma SD para aplicação dos conteúdos de probabilidade e estatística no ensino da Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental de forma que as atividades sejam sequenciadas e que cada uma seja pré-requisito para a subsequente tornando o aluno capaz de coletar dados estatísticos e organizá-los em uma tabela de frequência, bem como em um gráfico e interpretar os dados de forma que possibilite resolver problemas extraindo informações das tabela e/ou gráficos construídos. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa exploratória com base na análise de documentos, sendo utilizado como fundamento para coleta de dados, três livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024. A partir dos conteúdos analisados nestes livros foram selecionados os assuntos sobre probabilidade e estatística, tendo como foco as turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A sequência foi elaborada contendo 5 etapas, cada uma com o passo a passo para aplicação, objetivos e materiais necessários. Como resultados, observou-se que a SD pode ser aplicada em diversas realidades educacionais se adaptada corretamente, promovendo um conhecimento elaborado e planejado para seguir uma sequência lógica de atividades interligadas entre si. Essa ferramenta, quando desenvolvida através de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possibilita que os alunos se envolvam na construção do próprio conhecimento, permitindo a criação, reflexão e a tomada de decisão que os leva a aprender desde os elementos mais básicos e fundamentais dos conteúdos, até os mais complexos, possibilitando a promoção de uma aprendizagem que supera os conteúdos didáticos e direciona os alunos a desenvolverem habilidades como o trabalho em equipe, o respeito, a proatividade, a colaboração e a autonomia, pois, faz com que assumam responsabilidades para resolver problemas e tomar decisões tanto individuais quanto coletivas.
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