Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ABRAAO GOMES DA SILVA
UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA
Dissertação
Título
AULAS DINÂMICAS MODULAM O DESEMPENHO E A PREFERÊNCIA MATEMÁTICA: USO DO GEOGEBRA PARA ENSINAR FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1° E 2° GRAU
Resumo
O ensino de funções polinomiais do 1° e 2° grau no ensino médio é um desafio
recorrente, dificuldades na compreensão de conceitos abstratos, interpretação de
gráficos, conexão com situações do dia a dia e a desmotivação dos alunos, impacta
negativamente o desempenho acadêmico em matemática. Intervenções eficazes
como metodologias de pesquisas experimentais e de ensino de matemática com uso
de recursos didáticos dinâmicos são crucias. Pesquisas pré-teste e pós-teste de
desempenho e análise com estatística inferencial surgem como uma abordagem
promissora e com potencial para nortear novas metodologias com o uso de
tecnologias no ensino de matemática. Essa pesquisa teve como objetivo examinar o
impacto das aulas interativas com o GeoGebra no smartphone para o ensino de
funções polinomiais do 1° e 2° grau com alunos do 1° ano do ensino médio, comparar
o desempenho intragrupo (alunos da mesma turma) e entre grupos (alunos de turmas
diferentes) e analisar se o desempenho em matemática depende da preferência pela
disciplina. A pesquisa foi conduzida através de um estudo experimental nas turmas
M1NI01 e M1NI02, em que os alunos da turma M1NI02 utilizaram o aplicativo
GeoGebra no celular como ferramenta de apoio no aprendizado de funções afim e
quadrática, enquanto os alunos da turma M1NI01 seguiram as metodologias
tradicionais. A pesquisa mostrou que na análise intragrupo os alunos da turma
M1NI01 aprenderam os assuntos e na turma M2NI02 os alunos também aprenderam
os conteúdos propostos. Na pesquisa entre grupos verificou-se que a turma que usou
o aplicativo GeoGebra no smartphone teve um desempenho melhor que a turma que
estudou de modo tradicional. Ao comparar o desempenho em relação à preferência
por matemática, em média, os alunos que não gostam de matemática da turma
M1NI01 apresentaram desempenho inferior ao dos alunos da turma M1NI02,
indicando que a intervenção por meio do recurso didático dinâmico GeoGebra
beneficiou, principalmente, quem não gosta da disciplina. Para os alunos que gostam
de matemática não houve diferença estatisticamente significativa. Esses resultados
foram verificados estatisticamente no Stimation Stats (Estatísticas de Estimativa) e
no SPSS (Statistical Packge for Social Sciences). Na turma M1NI02 observou-se as
aulas mais atrativas e dinâmicas com maior interatividade dos alunos, mostra-se
assim que o aplicativo GeoGebra no celular conseguiu, efetivamente, envolver os
alunos, motivar, favorecer a assimilação e compreensão de conceitos abstratos,
interpretação de gráficos e conexão com o dia a dia no estudo das funções abordadas,
impactando na melhor performance principalmente dos que indicaram não gostar de
matemática.
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