Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCENILDO DA SILVA PEREIRA
UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA
Dissertação
Título
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM AUXÍLIO DO JOGO DE XADREZ PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Resumo
No presente trabalho apresenta-se o jogo de xadrez como uma ferramenta para o ensino da
análise combinatória, visto que os jogos estão presentes no ensino por apresentarem uma
relevância no desenvolvimento cognitivo e promover simulações de situações problemas que
requerem organização para posteriormente buscar-se a tomada de decisões, exercita diversas
características, como raciocínio logico, concentração, pensamento analítico, autoconfiança,
pensamento crítico e que possibilita aprendizagem através dos erros, situações vista em
problemas matemáticos, tendo sua aplicação em uma área bastante vasta da matemática. Além
disso, o desenvolvimento das partidas, com o cálculo das jogadas e a integração das peças
exercitam a imaginação e o raciocínio logico, assim como a escolha da próxima jogada valoriza
a autonomia e a iniciativa de cada aluno. Diante disso, desenvolveu-se um projeto a partir de
um estudo de caso na escola, de regime particular, Sistema de Ensino Vestibulando , situada no
município de Abaetetuba-PA, o qual foi realizado com a participação de 10 alunos entre 12 a
17 anos do ensino fundamental e médio a fim de identificar a prática do jogo de xadrez e sua
utilização como um recurso pedagógico no contexto escolar, para então determinar os meios de
implantação do jogo de xadrez na escola como instrumento para o ensino da análise
combinatória. No capítulo I, apresenta-se o jogo de xadrez, desde a sua origem até o
conhecimento do tabuleiro seguida da apresentação das peças, onde cada uma tem sua própria
característica física, seu próprio movimento e um papel dentro do jogo, e a relação que o jogo
tem com matemática, auxiliando o desenvolvimento da concentração e da memória. No capítulo
II, tem-se um resumo com a fundação teórica do conteúdo de análise combinatória com os
principais tópicos trabalhados no ensino médio – fatorial, princípio fundamental da contagem,
permutações, arranjos e combinações - com exemplos e aplicações voltadas para alunos do
ensino médio e fundamental. No capítulo III, é apresentado algumas aplicações, que foram
utilizadas durante a elaboração do projeto, envolvendo o jogo de xadrez e a utilização da análise
combinatória para a solução de tais problemas, propiciando aos estudantes que identifiquem
conceitos e estratégias de raciocínio para resolverem problemas dentro do jogo de xadrez. Para
a realização deste trabalho, foram realizadas duas avaliações durante este processo, a primeira
ocorreu de forma tradicional, com o objetivo de verificar o grau de entendimento da turma, em
relação ao conteúdo de análise combinatória. A segunda avaliação ocorreu após o ensino da
metodologia com xadrez, com o intuito de verificar o desempenho dos alunos referente às duas
avaliações, os dados obtidos foram coletados e registrados por meio de gráficos, os quais estão
representados no capítulo III deste trabalho. Este trabalho tem como objetivo explorar as
potencialidades da utilização do jogo de xadrez, como um recurso, no processo de ensino e
aprendizagem da análise combinatória, trazer relações do xadrez com a matemática, mostrando
como jogar xadrez contribuirá para o aprendizado da disciplina. Para atingir-se esses objetivos
tem-se que, elaborar, aplicar, descrever atividades para que os alunos aprendam matemática
enquanto aprendem a jogar xadrez.
[Download TCC]