Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LIDIANE RODRIGUES DA MATA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Modelagem Matemática e o Documento Curricular para Goiás etapa Ensino Médio (DC-GOEM): contribuições para o ensino de matemática no Ensino Médio
Resumo
Esta dissertação investiga a utilização da Modelagem Matemática no ensino médio,
com foco no cumprimento do Documento Curricular para Goiás (DC-GOEM), e suas
contribuições para o ensino de matemática. Diante das dificuldades dos estudantes
em entender conceitos matemáticos, a necessidade de métodos que tornem o
aprendizado mais envolvente e relevante para suas vidas cotidianas e,
simultaneamente, possibilitem cumprir o currículo proposto pelo DC-GOEM-
Bimestralização na Rede Pública de Ensino em Goiás, constitui o cerne da pesquisa.
Com base nas concepções de Modelagem Matemática apresentadas por Bassanezi,
Biembengut, Barbosa e Burak, após extensa pesquisa bibliográfica no banco de
dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional -
PROFMAT, selecionamos trabalhos que podem contribuir para a melhoria do ensino
de matemática na linha apresentada. A análise realizada nessas dissertações
buscou identificar as concepções utilizadas pelos autores, principais dificuldades,
vantagens, conteúdos abordados, habilidades e objetivos de aprendizagem tratados.
Esta análise revelou que os Objetivos de Aprendizagem do DC-GOEM, em
diferentes momentos do ensino médio, podem ser alcançados com a metodologia da
Modelagem Matemática, proporcionando uma aprendizagem significativa dos
conceitos matemáticos aplicados a situações reais do cotidiano dos estudantes.
Além disso, a variedade de conteúdos tratados e as dificuldades e vantagens
apontadas por cada autor, das dissertações analisadas, servem como guia aos
professores interessados em utilizar a Modelagem Matemática. Portanto,
entendemos que este trabalho contribui para a melhoria do Ensino de Matemática,
nível Médio, por oferecer aos professores da Rede Estadual de Educação de Goiás,
uma análise detalhada de trabalhos que utilizaram a Modelagem Matemática e
atingiram os Objetivos de Aprendizagem previstos no DC-GOEM-Bimestralização.
Conclui-se que esse conhecimento pode levar os professores a adotarem a
Modelagem Matemática em suas salas, promovendo um ensino mais integrado e
significativo.
[Download TCC]