MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LIDIANE RODRIGUES DA MATA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Modelagem Matemática e o Documento Curricular para Goiás etapa Ensino Médio (DC-GOEM): contribuições para o ensino de matemática no Ensino Médio
Resumo
Esta dissertação investiga a utilização da Modelagem Matemática no ensino médio, com foco no cumprimento do Documento Curricular para Goiás (DC-GOEM), e suas contribuições para o ensino de matemática. Diante das dificuldades dos estudantes em entender conceitos matemáticos, a necessidade de métodos que tornem o aprendizado mais envolvente e relevante para suas vidas cotidianas e, simultaneamente, possibilitem cumprir o currículo proposto pelo DC-GOEM- Bimestralização na Rede Pública de Ensino em Goiás, constitui o cerne da pesquisa. Com base nas concepções de Modelagem Matemática apresentadas por Bassanezi, Biembengut, Barbosa e Burak, após extensa pesquisa bibliográfica no banco de dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, selecionamos trabalhos que podem contribuir para a melhoria do ensino de matemática na linha apresentada. A análise realizada nessas dissertações buscou identificar as concepções utilizadas pelos autores, principais dificuldades, vantagens, conteúdos abordados, habilidades e objetivos de aprendizagem tratados. Esta análise revelou que os Objetivos de Aprendizagem do DC-GOEM, em diferentes momentos do ensino médio, podem ser alcançados com a metodologia da Modelagem Matemática, proporcionando uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos aplicados a situações reais do cotidiano dos estudantes. Além disso, a variedade de conteúdos tratados e as dificuldades e vantagens apontadas por cada autor, das dissertações analisadas, servem como guia aos professores interessados em utilizar a Modelagem Matemática. Portanto, entendemos que este trabalho contribui para a melhoria do Ensino de Matemática, nível Médio, por oferecer aos professores da Rede Estadual de Educação de Goiás, uma análise detalhada de trabalhos que utilizaram a Modelagem Matemática e atingiram os Objetivos de Aprendizagem previstos no DC-GOEM-Bimestralização. Conclui-se que esse conhecimento pode levar os professores a adotarem a Modelagem Matemática em suas salas, promovendo um ensino mais integrado e significativo.
[Download TCC]