MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SEBASTIAO ERASTO CANDIDO PEREIRA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
O XADREZ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO
Resumo
Durante séculos, o xadrez tem sido utilizado como ferramenta de ensino na educação matemática, comprovando sua eficácia no aprimoramento das habilidades de resolução de problemas e de pensamento crítico entre os alunos. O objetivo deste estudo é investigar a utilização do xadrez como ferramenta pedagógica no ensino fundamental, com o objetivo de melhorar a proficiência matemática e as habilidades de pensamento crítico. Esta investigação justifica-se pelo potencial do xadrez para melhorar o desenvolvimento cognitivo, promover competências transferíveis, proporcionar experiências de aprendizagem envolventes e contribuir para a reforma educacional. Para conseguir isso, a pesquisa empregará um modelo de pesquisa básica, utilizando técnicas descritivas e quantitativas para conduzir uma revisão abrangente da literatura sobre temas relevantes. Além disso, também foram examinadas a implementação prática do xadrez nas salas de aula, o seu impacto no envolvimento dos alunos e as perspectivas futuras da utilização do xadrez para ensinar matemática. A pesquisa demonstrou que o xadrez é uma ferramenta pedagógica eficaz para aumentar a proficiência matemática e desenvolver habilidades de pensamento crítico nos alunos do ensino básico. A integração do xadrez ao currículo escolar contribui para um aprendizado mais envolvente, fortalecendo o raciocínio lógico e a tomada de decisões.
[Download TCC]