Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SEBASTIAO ERASTO CANDIDO PEREIRA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
O XADREZ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO
Resumo
Durante séculos, o xadrez tem sido utilizado como ferramenta de ensino na educação
matemática, comprovando sua eficácia no aprimoramento das habilidades de resolução de
problemas e de pensamento crítico entre os alunos. O objetivo deste estudo é investigar a
utilização do xadrez como ferramenta pedagógica no ensino fundamental, com o objetivo de
melhorar a proficiência matemática e as habilidades de pensamento crítico. Esta investigação
justifica-se pelo potencial do xadrez para melhorar o desenvolvimento cognitivo, promover
competências transferíveis, proporcionar experiências de aprendizagem envolventes e
contribuir para a reforma educacional. Para conseguir isso, a pesquisa empregará um modelo
de pesquisa básica, utilizando técnicas descritivas e quantitativas para conduzir uma revisão
abrangente da literatura sobre temas relevantes. Além disso, também foram examinadas a
implementação prática do xadrez nas salas de aula, o seu impacto no envolvimento dos alunos
e as perspectivas futuras da utilização do xadrez para ensinar matemática. A pesquisa
demonstrou que o xadrez é uma ferramenta pedagógica eficaz para aumentar a proficiência
matemática e desenvolver habilidades de pensamento crítico nos alunos do ensino básico. A
integração do xadrez ao currículo escolar contribui para um aprendizado mais envolvente,
fortalecendo o raciocínio lógico e a tomada de decisões.
[Download TCC]