Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIZA SOUZA CARMO
CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG
Dissertação
Título
Uma proposta de como tornar a Matemática mais acessível para um aluno discálculo usando jogos
Resumo
Nessa dissertação, apresentaremos uma pesquisa que teve como objetivo principal o desenvolvimento de jogos com a finalidade de auxiliar e minimizar os impactos causados em alunos com o transtorno educacional discalculia. Para fundamentarmos teoricamente nossa pesquisa, fizemos um panorama de algumas literaturas que descrevem, historicamente, os transtornos educacionais, com ênfase na discalculia e diversas intervenções pedagógicas, especialmente o uso de jogos. Ainda, dialogamos com Bernardi, Campos e Vignola que trazem diversas perspectivas e estudos sobre a discalculia e outros que revelam o quanto os jogos podem ser um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Diante desse nosso referencial, laboramos três jogos, um de memória, nomeado de “O jogo da memória ”, outro de operações básicas, que chamamos de “O jogo da Multiplicação e da divisão”, e por último, um jogo sobre horas, nomeado de ”O jogo do Relógio”. Fundamentados nas principais dificuldades enfrentadas por alunos com discalculia, os jogos apresentam conteúdos que propõe uma intervenção lúdica com o intuito de minimizar o atraso escolar que o transtorno pode trazer. Esperamos que nosso produto possa servir para que outros professores de Matemática utilizem dessa ferramenta para auxiliar os alunos discálculos.
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Recurso Educacional 1
Título
Atividades Interativas - Conjuntos e Introdução às Funções Reais (Manual do Professor)
Veículo
EduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917527
[Acesso externo]
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