MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TACIANA BARBOSA DE MACEDO

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG

Dissertação

Título
JOGOS E APLICATIVOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Resumo
O ensino de Geometria com uso de jogos e materiais concretos é uma estratégia didática que visa estimular o interesse e o raciocínio dos alunos, bem como desenvolver habilidades espaciais, geométricas e lógicas. Se lançarmos um olhar na história do desenvolvimento da Matemática, desde os gregos com as construções com régua e compasso e chineses com o tangram, vemos exemplos de uso dessa abordagem, mostrando como diferentes civilizações e culturas contribuíram para o seu desenvolvimento e aplicação. Com o desenvolvimento tecnológico e acesso ao universo digital, essa estratégia é alavancada por softwares elaborados com a finalidade de serem ferramentas úteis e importantes no processo de ensino e aprendizagem. Adentrando no ensino de Geometria, foco da nossa dissertação, temos o GeoGebra, aplicativo mais conhecido no ensino de Matemática de modo geral. Desde seu lançamento, ele vem sendo constantemente aprimorado, incorporando novas funcionalidades e tem sido empregado cada vez mais em sala de aula. No entanto, buscando ampliar as possibilidades, realizamos uma busca na internet empregando as palavras “jogos digitais Geometria” e termos afins e percebemos uma variedade de aplicativos, jogos e plataformas que, em princípio, poderiam ser ferramentas para o ensino de Geometria. Nessa lista, temos desde as versões digitais do tangram até as construções digitais com régua e compasso, dentre tantas outras possibilidades. Neste trabalho pretendemos mapear aplicativos, jogos digitais e até plataformas disponíveis na internet que sejam úteis para o ensino de Geometria e catalogá-los, trazendo uma breve descrição do funcionamento de cada um, como possibilidades de aplicabilidade em sala de aula com a série sugerida e conteúdo a ser abordado. Algumas dessas ferramentas, inclusive, são atribuídas para outros fins e, aqui, trouxemos uma abordagem exploratória no ensino de Geometria. Adicionalmente, será eleito um dos aplicativos apresentados para uma avaliação pormenorizada, culminando com a proposição de abordagens práticas em sala de aula com a sua utilização e construções diversas.
[Download TCC]