MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCLEIDE RIBEIRO DOS SANTOS

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - BA

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1° GRAU
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo promover a interligação das resoluções de problemas envolvendo Equações do 1º Grau com o cotidiano dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública na Bahia. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma sequência didática baseada nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, que privilegia a construção do conhecimento matemático a partir da interação entre o aluno e o meio. A metodologia adotada incluiu uma combinação de atividades diversificadas, como a pesquisa histórica das equações, leitura e interpretação de textos, elaboração e resolução de problemas contextualizados, culminando na experimentação e construção de modelos físicos de balanças. Essas atividades práticas foram desenhadas para facilitar a compreensão do conceito de Equação do 1º Grau, aproximando-o da realidade vivida pelos estudantes. A implementação dessa sequência didática revelou um aumento significativo no interesse dos alunos em compreender as Equações do 1º Grau, especialmente quando as atividades se distanciaram dos métodos tradicionais de ensino, frequentemente centrados na memorização e repetição mecânica de procedimentos. A abordagem metodológica deste estudo foi inspirada nas fases da Engenharia Didática, com especial ênfase na experimentação e validação dos conceitos matemáticos através de práticas concretas. Esse processo não apenas incentivou a participação ativa dos estudantes, mas também promoveu um ambiente de troca de conhecimentos, em que o diálogo e a colaboração foram centrais para a construção do saber matemático. Assim, este trabalho contribui para a melhoria do ensino das Equações do 1º Grau, demonstrando o potencial da construção de materiais didáticos que contextualizam e aproximam o conteúdo matemático da vivência dos alunos.
[Download TCC]