Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDVALDO LEANDRO LIMA MONTE
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
PRÁTICAS DE ESCRITA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Resumo
O foco desta pesquisa é analisar as potencialidades da escrita no processo de ensino e
aprendizagem da matemática nanceira no Ensino Médio. Para a realização deste estudo
decidimos recorrer aos estudos de Nacarato (2011, 2013) e Powel (2001) que reetem
sobre o uso da escrita no processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como
seguimos os princípios da análise de conteúdo propostos por Bardin (1977). Os dados da
nossa pesquisa foram produzidos a partir da aplicação de uma sequência de atividades em
que buscamos associar o ensino da matemática nanceira ao uso de registros escritos, em
uma turma de terceira série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual do
Ceará na cidade de Tianguá. Vericamos que a escrita matemática é um canal de interação
entre professor e aluno, visto que ao descrever o passo a passo de resolução das questões,
por exemplo, o aluno rever o conteúdo, favorecendo assim uma melhor compreensão, bem
como revela, por meio da escrita, suas aprendizagens e dúvidas, possibilitando que o
professor planeje suas intervenções didáticas. Percebemos que a sequência de atividades
propostas possibilita uma aprendizagem signicativa da matemática nanceira, visto que
contempla situações reais de uso da porcentagem, juro simples e composto, assim como
favorece a formação de educandos críticos e reexivos, com capacidade de expressão e
argumentação na resolução dos problemas matemáticos.
[Download TCC]