Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE CARLOS DA CUNHA GUIMARAES JUNIOR
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
A matemática financeira tem grande importância no contexto educacional, pois está pre-
sente em diversas situações do cotidiano, como em empréstimos, investimentos, financia-
mentos, entre outros. Diante disso, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa:
Como os conhecimentos da matemática financeira impactam nos aspectos socioeconômicos
de alunos da educação de jovens e adultos? Para responder a esse questionamento, alguns
objetivos foram desenvolvidos ao longo da pesquisa. A natureza do estudo se caracteriza
por uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. Nesta perspectiva, aplicou-se
questionário e entrevista com os alunos do 3o ano do Ensino Médio na Modalidade EJA.
O objetivo era reunir informações que tornassem possível analisar, a partir dos conhe-
cimentos da matemática financeira, possíveis impactos nos aspectos socioeconômicos de
alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os dados coletados e analisados nesta pesquisa
foram de uma escola da rede estadual da cidade de Teresina-PI. A análise de conteúdo
foi feita a partir da perspectiva de Bardin (2006) seguindo as etapas: pré-análise, explo-
ração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação dos resultados.
Assim, procura-se compreender criticamente os resultados do questionário e da entrevista
realizados pelos sujeitos da pesquisa, além de analisar todas as significações expressas por
eles. Como resultado, constatou-se que, uma parcela significativa dos alunos possuía um
entendimento limitado e superficial dos conceitos de matemática financeira. Tal restrição
no conhecimento acarretou obstáculos na administração das finanças pessoais e familiares.
Por fim, percebeu-se que, a sequência de atividades propostas possibilita uma aprendiza-
gem significativa da matemática financeira, visto que contempla situações reais de uso da
porcentagem, juros, assim como favorece a formação de educandos críticos e reflexivos,
com capacidade de expressão e argumentação na resolução de problemas que possibilitam
a tomada de decisões conscientes sobre questões financeiras.
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