MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSE CARLOS DA CUNHA GUIMARAES JUNIOR

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
A matemática financeira tem grande importância no contexto educacional, pois está pre- sente em diversas situações do cotidiano, como em empréstimos, investimentos, financia- mentos, entre outros. Diante disso, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como os conhecimentos da matemática financeira impactam nos aspectos socioeconômicos de alunos da educação de jovens e adultos? Para responder a esse questionamento, alguns objetivos foram desenvolvidos ao longo da pesquisa. A natureza do estudo se caracteriza por uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. Nesta perspectiva, aplicou-se questionário e entrevista com os alunos do 3o ano do Ensino Médio na Modalidade EJA. O objetivo era reunir informações que tornassem possível analisar, a partir dos conhe- cimentos da matemática financeira, possíveis impactos nos aspectos socioeconômicos de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os dados coletados e analisados nesta pesquisa foram de uma escola da rede estadual da cidade de Teresina-PI. A análise de conteúdo foi feita a partir da perspectiva de Bardin (2006) seguindo as etapas: pré-análise, explo- ração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação dos resultados. Assim, procura-se compreender criticamente os resultados do questionário e da entrevista realizados pelos sujeitos da pesquisa, além de analisar todas as significações expressas por eles. Como resultado, constatou-se que, uma parcela significativa dos alunos possuía um entendimento limitado e superficial dos conceitos de matemática financeira. Tal restrição no conhecimento acarretou obstáculos na administração das finanças pessoais e familiares. Por fim, percebeu-se que, a sequência de atividades propostas possibilita uma aprendiza- gem significativa da matemática financeira, visto que contempla situações reais de uso da porcentagem, juros, assim como favorece a formação de educandos críticos e reflexivos, com capacidade de expressão e argumentação na resolução de problemas que possibilitam a tomada de decisões conscientes sobre questões financeiras.
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