Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDREY ALVES DO COUTO
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Educação Financeira: uma proposta didática em sala de aula com o uso de planilhas eletrônicas
Resumo
A educação financeira abarca todo o processo de busca, compreensão e aplicação de conceitos
cotidianos tangentes às noções básicas de matemática financeira, economia e finanças. Este
estudo, qualitativo, documental e em campo, relata uma experiência com os discentes da 3ª
série do Ensino Médio de um colégio da Rede Estadual de Goiás, objetivando-se compreender
os conhecimentos prévios desses alunos com respeito às noções de educação financeira bem
como os conhecimentos após a realização de atividades em campo. A ideia central deste estudo
foi com a intenção de que os participantes da pesquisa se familiarizem com conceitos básicos
de matemática financeira, economia e finanças, tais como: ativos e passivos; fluxo de caixa;
controle de gastos; porcentagem e descontos e noções de empréstimos e investimentos. E, ainda
mais, buscou-se que esses conceitos fossem trabalhados com o uso de planilhas eletrônicas, um
software facilitador da compreensão desses conteúdos. A ação de trabalhar a educação
financeira com o uso das planilhas eletrônicas provou-se eficiente na compreensão dos alunos,
conforme se observou na análise dos questionários finais e durante a realização das tarefas
aplicadas. Diante disso, percebe-se o fator essencial de trabalhar a educação financeira na
educação básica, pois essa estimula o senso crítico e auxilia na tomada de decisões cotidianas
com respeito às finanças pessoais e coletivas.
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Recurso Educacional 1
Título
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA COM O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS
Veículo
Revista Educação em Contexto
Link
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/158/69
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