Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEILIANE VIEIRA DE LIMA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
DIÁLOGOS ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS E A MATEMÁTICA: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
A presente dissertação traz o resultado de uma pesquisa que teve, como objeto de
investigação, as publicações científicas mapeadas, as experiências que esses autores
vivenciaram e as intersecções entre os resultados encontrados nessas pesquisas. O
objetivo principal foi analisar, de forma descritiva, as possíveis contribuições das
neurociências cognitivas encontradas nos estudos mapeados para o ensino e a
aprendizagem de matemática, e como pergunta investigativa: Quais as possíveis
contribuições dos estudos selecionados para o ensino e a aprendizagem de
matemática? Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa
do tipo bibliográfica exploratória e descritiva, com semelhanças que a aproximam de
um estado da arte. Para a seleção das obras mapeadas foram utilizadas as bases de
dados Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações
da CAPES, bem como periódicos das instituições UEG, UFG, UFMG e UNESP, além
de um banco de dados estruturado anteriormente e compartilhado pela orientadora.
O recorte temporal considerado foi de 2010 a 2023, pois o interesse foi observar o que
está sendo produzido sobre neurociências na atualidade. O corpus foi composto por
20 publicações entre artigos científicos, capítulos de livros, monografias, dissertações
e teses. Estes foram categorizados em relação às suas abordagens metodológicas,
ao alinhamento dos objetivos relacionados à matemática, à quantidade de obras
produzidas em cada ano do recorte temporal, aos resultados que emergiram desses
trabalhos e à relação entre os termos “matemática”, “neurociências” e “ensino”
identificadas em seus títulos e nas palavras-chave. Os resultados reforçam a ideia de
que o cerne da aprendizagem está no desenvolvimento de funções executivas.
Portanto, a intersecção entre as neurociências cognitivas e a educação pode ser
positiva, pois fornece subsídios para práticas pedagógicas mais eficazes e que
mitiguem falsas crenças sobre o aprender matemática. É preciso que pesquisadores
dos dois campos se voltem para pesquisas nessa ótica a fim de construir modelos
teóricos que sirvam de inspiração para serem utilizados em salas de aulas. Esse
trabalho apresenta um quadro com excertos extraídos das obras, sintetizando as
contribuições elencadas pelos autores e, como consequência, produziu-se um livro
paradidático que evidencia aspectos cerebrais importantes para a aprendizagem de
matemática.
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Recurso Educacional 1
Título
D I Á L O G O S E N T R E A S N E U R O C I Ê N C I A S C O G N I T I V A S E A M A T E M Á T I C A : U M A R E V I S Ã O S I S T E M Á T I C A D A L I T E R A T U R A (Resumo expandido 06 páginas)
Veículo
ELEB 2024
Link
https://eleb.prograd.ufg.br/n/187311-certificados-vi-eleb https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1273/o/CERTIFICADO_AUTORES.pdf
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