MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEILIANE VIEIRA DE LIMA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
DIÁLOGOS ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS E A MATEMÁTICA: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
A presente dissertação traz o resultado de uma pesquisa que teve, como objeto de investigação, as publicações científicas mapeadas, as experiências que esses autores vivenciaram e as intersecções entre os resultados encontrados nessas pesquisas. O objetivo principal foi analisar, de forma descritiva, as possíveis contribuições das neurociências cognitivas encontradas nos estudos mapeados para o ensino e a aprendizagem de matemática, e como pergunta investigativa: Quais as possíveis contribuições dos estudos selecionados para o ensino e a aprendizagem de matemática? Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo bibliográfica exploratória e descritiva, com semelhanças que a aproximam de um estado da arte. Para a seleção das obras mapeadas foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, bem como periódicos das instituições UEG, UFG, UFMG e UNESP, além de um banco de dados estruturado anteriormente e compartilhado pela orientadora. O recorte temporal considerado foi de 2010 a 2023, pois o interesse foi observar o que está sendo produzido sobre neurociências na atualidade. O corpus foi composto por 20 publicações entre artigos científicos, capítulos de livros, monografias, dissertações e teses. Estes foram categorizados em relação às suas abordagens metodológicas, ao alinhamento dos objetivos relacionados à matemática, à quantidade de obras produzidas em cada ano do recorte temporal, aos resultados que emergiram desses trabalhos e à relação entre os termos “matemática”, “neurociências” e “ensino” identificadas em seus títulos e nas palavras-chave. Os resultados reforçam a ideia de que o cerne da aprendizagem está no desenvolvimento de funções executivas. Portanto, a intersecção entre as neurociências cognitivas e a educação pode ser positiva, pois fornece subsídios para práticas pedagógicas mais eficazes e que mitiguem falsas crenças sobre o aprender matemática. É preciso que pesquisadores dos dois campos se voltem para pesquisas nessa ótica a fim de construir modelos teóricos que sirvam de inspiração para serem utilizados em salas de aulas. Esse trabalho apresenta um quadro com excertos extraídos das obras, sintetizando as contribuições elencadas pelos autores e, como consequência, produziu-se um livro paradidático que evidencia aspectos cerebrais importantes para a aprendizagem de matemática.
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Recurso Educacional 1

Título
D I Á L O G O S E N T R E A S N E U R O C I Ê N C I A S C O G N I T I V A S E A M A T E M Á T I C A : U M A R E V I S Ã O S I S T E M Á T I C A D A L I T E R A T U R A (Resumo expandido 06 páginas)
Veículo
ELEB 2024
Link
https://eleb.prograd.ufg.br/n/187311-certificados-vi-eleb https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1273/o/CERTIFICADO_AUTORES.pdf      [Acesso externo]
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