Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIANA DO VALE AMARAL
UEA - Universidade do Estado do Amazonas - Manaus - AM
Dissertação
Título
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar estratégias, metodologias e técnicas para o ensino e aprendizagem dos descritores do Saeb em Matemática, alinhado com as diretrizes da LDB, dos PCNs e da BNCC. A pesquisa será conduzida em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, composta por 40 alunos em uma escola estadual em Manaus/AM. As oito sequências didáticas foram desenvolvidas durante as aulas de Matemática, seguindo os dez passos propostos por Onuchic e Allevato para auxiliar os professores na aplicação da metodologia de resolução de problemas, em que o professor desempenha o papel de observador e incentivador do trabalho colaborativo. Destacamos, com base na análise dos estudos de Onuchic e Allevato (2021), Polya (2006), Van de Walle (2009) e Boaler (2019), a promoção de um aprendizado mais profundo ao direcionar a atenção dos alunos para os processos e argumentos envolvidos, em detrimento apenas das respostas. Valorizando aspectos socioemocionais e a colaboração entre os alunos, o erro é encarado como uma oportunidade de crescimento, estimulando a reflexão e ajuste de estratégias. A participação ativa dos alunos na construção do conhecimento é essencial para uma compreensão aprofundada, conectando conceitos à experiencia pessoal e capacitando-os a serem protagonistas em seu processo de aprendizagem.
[Download TCC]