MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSADAQUE DA SILVA NENE

IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS

Dissertação

Título
EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
As dificuldades de pensar algebricamente e entender o conceito de variável são recorrentes, e podem ser evidenciadas na não compreensão, pelos estudantes, de entes matemáticos, como o uso de uma letra para representar um número qualquer. Consequência disso, as reprovações que acontecem desde a Educação Básica, e atingem até o nível superior. Para amenizar tal dificuldade na Educação Básica, esta pesquisa busca contribuir para a melhoria do desenvolvimento do Pensamento Algébrico a partir de experiências de ensino e de aprendizagem que explorem o Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Nesse sentido, foram utilizadas diferentes estratégias didáticas de construção de linguagem algébrica a partir da experimentação do PC voltado ao desenvolvimento e consolidação do Pensamento Algébrico. Tal abordagem exploratória do PC para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico trouxe como vantagem a oferta de um passo intermediário entre o “concreto” e a abstração, pois os conceitos de variável e a necessidade de representação simbólica para quantidades arbitrárias ou desconhecidas são introduzidos via algoritmos a partir de situações concretas. As atividades foram aplicadas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cachoeirinha - Rio Grande do Sul. A turma é composta por adolescentes que, em sua maioria, ainda não tiveram contato com a linguagem algébrica. Como resultados, observou-se que existe uma relação entre as atividades que exploram o PC e a manifestação do Pensamento Algébrico. Estudantes que foram capazes de desenvolver os pilares do PC na resolução de um problema manifestaram elementos que caracterizam o Pensamento Algébrico, logo, isso pode ser visto como indício de que o desenvolvimento do PC auxilia no ensino e aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, contrastando com o que é descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como indicado na literatura, constatou-se que o pilar de abstração desempenha papel fundamental na manifestação do Pensamento Algébrico, e também que a escrita de algoritmos, ainda que em linguagem natural, permite verificar se os passos anteriores à sua escrita foram realizados de forma adequada. Essa abordagem também permitiu verificar em que estágio do Pensamento Algébrico cada estudante se encontrava ao final da resolução do problema. Também observou-se relação entre as capacidades de leitura e interpretação de texto na resolução de problemas e capacidades de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e escrita de algoritmos.
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