Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSADAQUE DA SILVA NENE
IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS
Dissertação
Título
EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
As dificuldades de pensar algebricamente e entender o conceito de variável são
recorrentes, e podem ser evidenciadas na não compreensão, pelos estudantes, de
entes matemáticos, como o uso de uma letra para representar um número qualquer.
Consequência disso, as reprovações que acontecem desde a Educação Básica, e
atingem até o nível superior. Para amenizar tal dificuldade na Educação Básica, esta
pesquisa busca contribuir para a melhoria do desenvolvimento do Pensamento
Algébrico a partir de experiências de ensino e de aprendizagem que explorem o
Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Nesse sentido, foram
utilizadas diferentes estratégias didáticas de construção de linguagem algébrica a
partir da experimentação do PC voltado ao desenvolvimento e consolidação do
Pensamento Algébrico. Tal abordagem exploratória do PC para o desenvolvimento
do Pensamento Algébrico trouxe como vantagem a oferta de um passo
intermediário entre o “concreto” e a abstração, pois os conceitos de variável e a
necessidade de representação simbólica para quantidades arbitrárias ou
desconhecidas são introduzidos via algoritmos a partir de situações concretas. As
atividades foram aplicadas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental da
rede municipal de Cachoeirinha - Rio Grande do Sul. A turma é composta por
adolescentes que, em sua maioria, ainda não tiveram contato com a linguagem
algébrica. Como resultados, observou-se que existe uma relação entre as atividades
que exploram o PC e a manifestação do Pensamento Algébrico. Estudantes que
foram capazes de desenvolver os pilares do PC na resolução de um problema
manifestaram elementos que caracterizam o Pensamento Algébrico, logo, isso pode
ser visto como indício de que o desenvolvimento do PC auxilia no ensino e
aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, contrastando com o que é descrito
na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como indicado na literatura,
constatou-se que o pilar de abstração desempenha papel fundamental na
manifestação do Pensamento Algébrico, e também que a escrita de algoritmos,
ainda que em linguagem natural, permite verificar se os passos anteriores à sua
escrita foram realizados de forma adequada. Essa abordagem também permitiu
verificar em que estágio do Pensamento Algébrico cada estudante se encontrava ao
final da resolução do problema. Também observou-se relação entre as capacidades
de leitura e interpretação de texto na resolução de problemas e capacidades de
decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e escrita de algoritmos.
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