Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NATHALIA FERREIRA DE MELLO
IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS
Dissertação
Título
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS RECURSIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Introdução à álgebra através de generalizações
Resumo
A dificuldade apresentada pelos estudantes no estudo da álgebra nos anos finais do
Ensino Fundamental é vivenciada pela pesquisadora em sua prática docente.
Acredita-se que isso se dá pela não compreensão de alguns conceitos/elementos
essenciais do Pensamento Algébrico. Com a intenção de amenizar tais dificuldades,
esta pesquisa apresenta uma proposta didática que visa contribuir para o
desenvolvimento do Pensamento Algébrico através da exploração de sequências
numéricas recursivas com o uso de material concreto, estimulando a identificação e
investigação de padrões existentes e ainda a formulação e formalização de
generalizações. Essa proposta didática foi aplicada em uma escola da rede estadual
de ensino no município de Caxias do Sul - RS, em uma turma do 7º ano do Ensino
Fundamental, onde a pesquisadora é professora. Assim, este trabalho tem por
objetivo investigar de que forma essa proposta didática pode facilitar o ensino de
álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se de uma
metodologia qualitativa e para análise dos dados foram consideradas as atividades
realizadas pelos estudantes e o caderno de bordo da pesquisadora. Como resultados,
observou-se, durante a aplicação, maior envolvimento dos estudantes nas atividades,
percebendo-os mais ativos no processo de aquisição do seu próprio conhecimento, e
satisfeitos de conseguir concluir as atividades, tornando o momento de aprendizagem
algo mais prazeroso. Também, os dados obtidos através das respostas dos
estudantes nas atividades permitiram elencar categorias relacionadas ao Pensamento
Algébrico, inspiradas nos elementos de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005),
demonstrados por eles. Ainda como conclusão são trazidos alguns ajustes e
modificações na proposta didática e algumas sugestões de trabalhos futuros.
[Download TCC]