MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: NATHALIA FERREIRA DE MELLO

IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS

Dissertação

Título
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS RECURSIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Introdução à álgebra através de generalizações
Resumo
A dificuldade apresentada pelos estudantes no estudo da álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental é vivenciada pela pesquisadora em sua prática docente. Acredita-se que isso se dá pela não compreensão de alguns conceitos/elementos essenciais do Pensamento Algébrico. Com a intenção de amenizar tais dificuldades, esta pesquisa apresenta uma proposta didática que visa contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico através da exploração de sequências numéricas recursivas com o uso de material concreto, estimulando a identificação e investigação de padrões existentes e ainda a formulação e formalização de generalizações. Essa proposta didática foi aplicada em uma escola da rede estadual de ensino no município de Caxias do Sul - RS, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, onde a pesquisadora é professora. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar de que forma essa proposta didática pode facilitar o ensino de álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se de uma metodologia qualitativa e para análise dos dados foram consideradas as atividades realizadas pelos estudantes e o caderno de bordo da pesquisadora. Como resultados, observou-se, durante a aplicação, maior envolvimento dos estudantes nas atividades, percebendo-os mais ativos no processo de aquisição do seu próprio conhecimento, e satisfeitos de conseguir concluir as atividades, tornando o momento de aprendizagem algo mais prazeroso. Também, os dados obtidos através das respostas dos estudantes nas atividades permitiram elencar categorias relacionadas ao Pensamento Algébrico, inspiradas nos elementos de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), demonstrados por eles. Ainda como conclusão são trazidos alguns ajustes e modificações na proposta didática e algumas sugestões de trabalhos futuros.
[Download TCC]