Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALYSON LUCAS PEREIRA SANTOS
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
O Impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas nos Indicadores do Ensino Público de Alagoas
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), especialmente no contexto pós-pandemia. A pesquisa investigou a correlação entre as premiações e as ações realizadas nos municípios alagoanos em destaque na OBMEP, com a performance nas avaliações externas. Estudos pré-existentes apontam que turmas com alunos medalhistas da OBMEP tendem a apresentar melhor desempenho nas avaliações externas, refletindo uma possível influência direta da competição no aprendizado e no desenvolvimento de competências matemáticas. A metodologia empregada envolveu a análise de dados educacionais, como os resultados do IDEB e do SAEB, bem como entrevistas com Secretarias de Educação de municípios alagoanos. Essas entrevistas visaram entender como as administrações municipais percebem a OBMEP e de que forma incorporam as ações dessa competição em suas políticas educacionais. As entrevistas também buscaram identificar os principais desafios enfrentados pelos municípios e as estratégias utilizadas para ampliar a participação dos alunos nas edições da OBMEP. Os resultados da análise de dados e das entrevistas revelaram que, de fato, a OBMEP desempenha um papel significativo na melhoria dos índices educacionais. A competição não só estimula o aprendizado da Matemática, como também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Al´ em disso, observou-se um esforço contínuo por parte das Secretarias de Educação para consolidar a OBMEP como uma prioridade nas agendas educacionais locais, visando um aumento na participação e, consequentemente, no impacto educacional de suas ações. Ao final, foi proposta uma intervenção focada na criação de programas municipais que integrem a OBMEP de maneira ainda mais eficaz no currículo escolar. Essa proposta sugere a capacitação de professores, o incentivo ao trabalho colaborativo entre escolas e o uso de tecnologias educacionais para preparar melhor os alunos para a competição, com vistas a potencializar o impacto da OBMEP nas avaliações externas e melhorar os resultados no ensino de Matemática nos municípios alagoanos.
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