Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ARIEL SANTOS DA SILVA
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
A VIVÊNCIA DA EMPATIA NA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Resumo
Neste trabalho é abordado o tema da empatia entre educador e educando. Mais precisamente, trataremos da seguinte questão investigativa: como as experiências de empatia dos professores de matemática vivenciadas enquanto estudantes afetam seus processos de aprendizagem e como os professores e professoras dessa disciplina podem ter um posicionamento mais empático para com seus alunos? Para responder essa questão foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva fundamentada no método fenomenológico de acordo com a variante proposta por Sanders para pesquisas fenomenológicas empíricas. Nessa pesquisa observou-se que os professores reconhecem a importância da empatia no aprendizado de matemática, estando esse reconhecimento baseado na crença de que se tivessem contado com a empatia de seus professores, isto é, se os professores tivessem dispensado mais atenção, apresentado mais abertura para identificação das dificuldades dos aprendizes e tivessem estabelecido relações mais afetivas com o educandos, os docentes poderiam ter
alcançado melhores resultados no tocante aos processos de aprendizagem dos estudantes.
[Download TCC]