MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO CARLOS SILVA CHAVES JUNIOR

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
Raciocínio lógico através das charadas matemáticas: uma ferramenta educacional de estruturação do pensamento para a resolução de problemas envolvendo as quatro operações no 6º ano do ensino fundamental
Resumo
Comumente, somos desafiados a “matar” certas charadas que surgem em nosso dia a dia. Algumas vezes, tentamos solucioná-las com o uso da razão. Este estudo teve como objetivo apurar o efeito do uso de charadas matemáticas nas aulas de discentes de uma turma de matemática do 6º ano, composta de 21 (vinte e um) alunos da rede estadual de ensino, que apresentavam dificuldades em resolver problemas contextualizados envolvendo as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) do cálculo aritmético. Para isso, como já anunciado, foram usadas charadas voltadas para os âmbitos cotidiano e matemático, as quais, além de prazerosas, são desafiadoras. Elas estimulam a concentração, bem como o raciocínio lógico do aluno. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: testes de sondagem entre os alunos, testes com as quatro operações básicas, jogos matemáticos interativos, questionários e entrevistas com os alunos, e diversos desafios individuais com charadas matemáticas que estimulavam o raciocínio lógico de cada discente. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização das charadas matemáticas como ferramenta de aprendizagem.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DAS CHARADAS MATEMÁTICAS
Veículo
EDUCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922521      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]