MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: BIANCA SILVA ANDRADE

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG

Dissertação

Título
O USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Nessa dissertação, apresentaremos uma pesquisa que teve como objetivo principal o desenvolvimento de jogos voltados para o ensino da Álgebra para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II. Para fundamentarmos teoricamente nossa pesquisa, fizemos um panorama de algumas literaturas que descrevem, historicamente, o desenvolvimento da Álgebra e seus estágios. Ainda, dialogamos com Usiskin; Fiorentini, Miorim e Miguel; e Lins e Gimenez que trazem algumas concepções da Álgebra no Ensino sob diferentes perspectivas e outros que revelam o quanto os jogos podem ser um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Para que o desenvolvimento dos nossos jogos fosse concebido de acordo com documentos curriculares oficiais, também nos respaldamos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos atentando para as habilidades a serem promovidas na unidade temática Álgebra. Diante desse nosso referencial, elaboramos dois jogos, um de cartas, nomeado de “Cartas Misteriosas”, e outro de tabuleiro, que chamamos de “Tesouro nas Ilhas Gregas”. Fundamentados nos estágios de evolução da Álgebra e sua relação com a Álgebra ensinada nas escolas e pelas orientações da BNCC, os jogos tratam de conteúdos ligados a expressões e equações algébricas, visando uma passagem da aritmética para a linguagem algébrica, com o intuito de desenvolver o pensamento algébrico dos estudantes do Ensino Fundamental II. Esperamos que nosso produto possa servir para que outros professores de matemática utilizem dessa ferramenta para ensinar Álgebra de uma maneira divertida e lúdica.
[Download TCC]