MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: AMUJACY DA CONCEICAO PEREIRA COSTA

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: diálogos , desafios e possibilidades
Resumo
A inclusão vem sendo um assunto de grande debate e relevância a nível mundial despertando diferentes opiniões e sentimentos. Assim, a pesquisa aborda a intersecção entre a educação matemática e a inclusão, fornecendo perspectivas, recursos e estratégias necessárias para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação matemática de qualidade e inclusiva. Através de uma abordagem qualitativa a pesquisa traz o tema: O ensino de matemática sob a ótica da educação inclusiva investigando os principais desafios encontrados pelos professores e apontando possibilidades de práticas pedagógicas. Para tanto buscou responder à seguinte pergunta: Como o ensino de matemática pode contribuir para a educação inclusiva no sentido de possibilitar diálogos que desafiam e favorecem a aprendizagem? Intencionando responder à questão, destacamos como objetivo geral investigar possibilidades e desafios do ensino de matemática por um viés inclusivo nas séries finais do Ensino Fundamental no município de Brejo-MA. A pesquisa se propôs a identificar bases teóricas das políticas de inclusão em nível nacional, estadual e/ou municipal, além ainda de construir reflexões sobre as dificuldades encontradas pelos professores de matemática no contexto da inclusão, sobre a formação de professores de matemática para atender a diversidade, mas também propõe pensar caminhos para promover um ensino de matemática acessível através das tendências em educação matemática. Para isso apresenta uma sequência didática que explora o uso de notícias como ferramenta pedagógica parafomentar a inclusão nas aulas de Matemática. O fundamento da pesquisa está estabelecido na convicção de que o ensino de Matemática pode e deve ser acessível a todos os alunos. Espera-se como resultado o reconhecimento de que embora hajam desafios significativos a serem enfrentados, existem razões para sermos otimistas em relação a um ensino de matemática inclusivo.
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