Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: AMUJACY DA CONCEICAO PEREIRA COSTA
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: diálogos , desafios e possibilidades
Resumo
A inclusão vem sendo um assunto de grande debate e relevância a nível mundial despertando
diferentes opiniões e sentimentos. Assim, a pesquisa aborda a intersecção entre a educação
matemática e a inclusão, fornecendo perspectivas, recursos e estratégias necessárias para
garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação matemática de qualidade e
inclusiva. Através de uma abordagem qualitativa a pesquisa traz o tema: O ensino de
matemática sob a ótica da educação inclusiva investigando os principais desafios encontrados
pelos professores e apontando possibilidades de práticas pedagógicas. Para tanto buscou
responder à seguinte pergunta: Como o ensino de matemática pode contribuir para a educação
inclusiva
no sentido de possibilitar diálogos que desafiam e favorecem a aprendizagem?
Intencionando responder à questão, destacamos como objetivo geral investigar possibilidades
e desafios do ensino de matemática por um viés inclusivo nas séries finais do Ensino
Fundamental no município de Brejo-MA. A pesquisa se propôs a identificar bases teóricas das
políticas de inclusão em nível nacional, estadual e/ou municipal, além ainda de construir
reflexões sobre as dificuldades encontradas pelos professores de matemática no contexto da
inclusão, sobre a formação de professores de matemática para atender a diversidade, mas
também propõe pensar caminhos para promover um ensino de matemática acessível através
das tendências em educação matemática. Para isso apresenta uma sequência didática que
explora o uso de notícias como ferramenta pedagógica parafomentar a inclusão nas aulas de
Matemática. O fundamento da pesquisa está estabelecido na convicção de que o ensino de
Matemática pode e deve ser acessível a todos os alunos. Espera-se como resultado o
reconhecimento de que embora hajam desafios significativos a serem enfrentados, existem
razões para sermos otimistas em relação a um ensino de matemática inclusivo.
[Download TCC]