Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANILO FURTADO VERAS
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
GAMIFICAÇÃO E SERIOUS GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Na educação básica é possível observar com frequência muitos estudantes desmotivados em
sala de aula, principalmente nas aulas de componentes curriculares como a Matemática.
Frente a isso, os professores são desafiados diariamente a utilizar metodologias que estimulem
a aprendizagem dos alunos. Além disso, sabe-se que as operações matemáticas básicas são
essenciais para os estudos futuros do estudante e também para sua vida cotidiana. Nesse
sentido, este estudo tem como objetivo analisar a implementação da gamificação e dos jogos
sérios no processo de ensino e aprendizagem das operações com números naturais, incluindo
a potenciação. O estudo se caracteriza por ser uma pesquisa de campo e possui abordagens
quantitativa e qualitativa, sendo utilizados questionários e observações como instrumentos de
coleta de dados. Foi elaborada uma sequência didática, dividida em sete etapas, que propõe o
uso da gamificação e de dois jogos (“UNO ASMDP” e “CORRIDA ASMDP”) para o ensino
das operações com números naturais. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 6º
ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Luís – MA. Na conclusiva,
observou-se que a aplicação da gamificação e dos serious games contribuiu para um aumento
expressivo no desempenho dos alunos nas operações com números naturais. Além disso,
constatou-se também um maior engajamento por parte dos estudantes nas aulas. Por fim,
acredita-se que este estudo contribuiu para o ensino das operações de adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação com números naturais, por apresentar estratégias
diferenciadas e por gerar melhores resultados na motivação e na aprendizagem dos discentes.
[Download TCC]