MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DANILO FURTADO VERAS

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
GAMIFICAÇÃO E SERIOUS GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Na educação básica é possível observar com frequência muitos estudantes desmotivados em sala de aula, principalmente nas aulas de componentes curriculares como a Matemática. Frente a isso, os professores são desafiados diariamente a utilizar metodologias que estimulem a aprendizagem dos alunos. Além disso, sabe-se que as operações matemáticas básicas são essenciais para os estudos futuros do estudante e também para sua vida cotidiana. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a implementação da gamificação e dos jogos sérios no processo de ensino e aprendizagem das operações com números naturais, incluindo a potenciação. O estudo se caracteriza por ser uma pesquisa de campo e possui abordagens quantitativa e qualitativa, sendo utilizados questionários e observações como instrumentos de coleta de dados. Foi elaborada uma sequência didática, dividida em sete etapas, que propõe o uso da gamificação e de dois jogos (“UNO ASMDP” e “CORRIDA ASMDP”) para o ensino das operações com números naturais. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Luís – MA. Na conclusiva, observou-se que a aplicação da gamificação e dos serious games contribuiu para um aumento expressivo no desempenho dos alunos nas operações com números naturais. Além disso, constatou-se também um maior engajamento por parte dos estudantes nas aulas. Por fim, acredita-se que este estudo contribuiu para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação com números naturais, por apresentar estratégias diferenciadas e por gerar melhores resultados na motivação e na aprendizagem dos discentes.
[Download TCC]