Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GIOVANNE MENDES ARRUDA
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA: O STEAM como ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática
Resumo
As metodologias ativas quando aliadas à Educação STEAM podem oportunizar aos
estudantes preparo para enfrentar os desafios do futuro à medida que assumem o
papel de protagonista da sua aprendizagem, porém, os professores precisam utilizar
estratégias de ensino que incentivem a participação ativa. Pois, o contexto de
transformação que aconteceu nos últimos anos, impactou o perfil dos alunos,
desviando seus interesses dentro da escola, visto que, esses estão completamente
imersos no mundo digital, logo, as práticas tradicionais de ensino de matemática na
educação básica não tem alcançado os objetivos educacionais, dessa forma, buscouse compreender “Como as metodologias ativas – com enfoque na abordagem STEAM
– podem ser utilizadas como importantes ferramentas pedagógicas nas aulas de
matemática? ” a questão problematizadora foi norteada pelo objetivo geral pesquisar
como as metodologias ativas, com enfoque nas abordagens STEAM, podem ser
aplicadas no ensino da matemática, levando em consideração as diretrizes
estipuladas pela BNCC. O objetivo proposto foi detalhado em ações menores: realizar
pesquisa bibliográfica sobre as metodologias ativas, com foco na educação STEAM -
suas características, princípios e aplicações no contexto escolar; identificar na BNCC
diretrizes que condicionam e estimulam a utilização de metodologias ativas no ensino
de matemática; examinar práticas educacionais, com destaque para os torneios de
robótica da FIRST, que aplicaram a STEAM como potencializadoras no ensino de
ciências e matemática, além de desenvolver três sequências didáticas com os objetos
de conhecimento descritos na BNCC que tenham como plano de fundo a utilização da
educação STEAM. Na viabilidade de comprovar a eficácia das metodologias ativas
mediadas pelas alternativas STEAM foi aplicada uma sequência didática com uma
turma de primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede particular de São Luís.
Para coleta de dados da pesquisa foram aplicados dois questionários, um para alunos
da escola campo de pesquisa que já participaram de torneios de robótica, e outro para
os alunos que participaram da aplicação da sequência didática. Os dados analisados
sugerem que o ensino mediado por tecnologias pode oferecer atrativos e despertar os
jovens para uma aprendizagem mais significativa, posto que, os professores precisam
estar capacitados para atender as exigências da sociedade.
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