Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: IAGO ALVES DOS SANTOS
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
ENSINO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DOS POVOS CHINESES: uma proposta para o Ensino Fundamental
Resumo
As operações básicas de matemática estão presentes na vida das pessoas desde os primórdios
da civilização, e vão sendo passadas de geração em geração, e cada um, procura ensinar da
melhor forma ou como aprendeu, seja usando bolinhas, memorizando a tabuada, ou até
mesmo utilizando um método não convencional, não usual. Apesar de terem passado dois
anos de pandemia COVID-19, ainda há marcas no aprendizado dos alunos. Conteúdos
importantes, como realizar uma multiplicação ou divisão, ficaram mais desafiadoras aos
professores, na forma remota, comprometendo assim a aprendizagem dos alunos nessas
operações, que são de extrema importância para os estudos posteriores. Com base nessa
problemática, esta investigação teve como objetivo analisar a aplicação do método chinês de
divisão em sala de aula e suas contribuições no processo de aprendizagem das operações
básicas da matemática no Ensino Fundamental. Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa
e pesquisa de campo com aplicação de uma proposta pedagógica previamente elaborada. A
proposta foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Paço do Lumiar – MA
com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Foram aplicadas duas avaliações para coleta
de dados e foi feita uma análise estatística dos resultados de cada uma delas. Durante a
aplicação da proposta, alunos puderam aprender um conteúdo que, até então, eles não haviam
aprendido e constatou-se que eles puderam compreender o método da divisão, bem como sua
aplicabilidade, facilitando a realização da operação. Os resultados analisados confirmam que
o método estudado é valido como metodologias, para ensinar as operações matemáticas.
[Download TCC]