MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUIS HENRIQUE MELO DE MATOS JUNIOR

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO: Um Enfoque no Ensino Médio
Resumo
A presente dissertação possui o escopo de inserir o estudo da educação financeira no âmbito da matemática ministrada no ensino médio, visando capacitar os alunos para uma gestão eficaz de recursos financeiros ao longo da vida adulta. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, buscando compreender as percepções dos alunos sobre a integração da educação financeira na matemática e como ela pode influenciar suas habilidades financeiras. Destaca-se a importância da aquisição desse conhecimento durante o ensino médio, período crucial para o desenvolvimento da independência financeira. O objetivo é fortalecer a literacia financeira dos alunos, através de atividades educativas e avaliação de seus impactos, conscientizando-os da importância da temática e fornecendo ferramentas para capacitá-los à tomada de decisões responsáveis. Espera-se que essa abordagem contribua para que os alunos, na fase adulta, sejam mais conscientes e capazes de lidar com suas finanças de maneira eficiente e sustentável.
[Download TCC]