Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIS HENRIQUE MELO DE MATOS JUNIOR
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO: Um Enfoque no Ensino Médio
Resumo
A presente dissertação possui o escopo de inserir o estudo da educação financeira no âmbito da
matemática ministrada no ensino médio, visando capacitar os alunos para uma gestão eficaz de
recursos financeiros ao longo da vida adulta. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa,
buscando compreender as percepções dos alunos sobre a integração da educação financeira na
matemática e como ela pode influenciar suas habilidades financeiras. Destaca-se a importância
da aquisição desse conhecimento durante o ensino médio, período crucial para o
desenvolvimento da independência financeira. O objetivo é fortalecer a literacia financeira dos
alunos, através de atividades educativas e avaliação de seus impactos, conscientizando-os da
importância da temática e fornecendo ferramentas para capacitá-los à tomada de decisões
responsáveis. Espera-se que essa abordagem contribua para que os alunos, na fase adulta, sejam
mais conscientes e capazes de lidar com suas finanças de maneira eficiente e sustentável.
[Download TCC]