Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PEDRO TERCIO FERREIRA DE CASTRO
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
MÉTODO PO-SHEN LOH: uma nova perspectiva para a resolução de equações quadráticas
Resumo
Este trabalho de pesquisa aborda o método babilônico, o qual foi redescoberto, e
denominado método de Poh-Shen Lo para resolver equações quadráticas. O objetivo deste
trabalho é mostrar a praticidade do método redescoberto pelo professor Poh-Shen Lo, a fim de
estabelecer se há vantagens no uso didático. Destacando-se por ser uma abordagem simples e
intuitiva, o método babilônico, que foi generalizado pelo professor Po-Shen Loh, e proposto
como uma abordagem pedagógica. Em geral, o estudo de equações quadráticas é baseado
numa quantidade excessiva de fórmulas, todo conteúdo é abordado sem justificativas.
Buscou-se destacar a importância da história nas aulas de matemática, relembrando algumas
civilizações e matemáticos que contribuíram para a descoberta de fórmulas e métodos de
solução prática. A metodologia adotada na pesquisa é predominantemente qualitativa do tipo
revisão bibliográfica. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica, este trabalho
dedicou-se ao desenvolvimento de um estudo de caso em sala de aula do segundo ano do
Ensino Médio de uma escola da região metropolitana de São Luís - Maranhão, de modo que
foram desenvolvidos planos de aula, testes práticos matemáticos e questionários com
objetivos de medir não só a diferença na eficácia de ensino dos métodos analisados, mas o
nível de satisfação dos alunos ao fazê-los. Além da coleta de dados junto aos
alunos/mestrandos das turmas ativas do PROFMAT-UEMA. Por fim, como resultados,
verificou-se poucos resultados da turma quando ensinados através do método de Poh-Shen Lo
em relação ao de Bhaskara. Percebeu uma considerável baixa autoestima dos alunos em
relação ao seu conhecimento matemático e um baixo aproveitamento generalizado. Desta
maneira, essa abordagem é importante considerando a atual situação do ensino da Matemática
que necessita de outros recursos pedagógicos, além de novas orientações didáticas que
possam ser utilizados em sala de aula afim de torná-las mais atrativas e estimulantes para os
alunos.
[Download TCC]