MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROGERIO SILVA DOS SANTOS COELHO

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
O PERFIL DO EGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: estudos e reflexões dialéticas sobre as competências e habilidades efetivas em Matemática dos alunos egressos da Educação Básica do município de Zé Doca - MA
Resumo
Este trabalho aborda a perspectiva politizada do Ensino de Matemática, defendendo que este não é neutro e deve promover a formação integral do estudante, através, principalmente, de seu acesso no mundo do trabalho. Autores como Demerval Saviani, Guiomar Namo de Mello, Paolo Nosella, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Ole Skovsomos, Ubiratan D’Ambrosio, Sérgio Lorenzato e Dario Fiorentini contribuem para renovar os debates sobre as funções da escola, dos professores e do Estado na luta de classes, especialmente no contexto da Educação Matemática. Saviani analisa as perspectivas de Mello e as críticas de Nosella, destacando a importância de compreender a educação como um ato político e a necessidade de os professores se engajarem nesse compromisso. Além disso, autores como D\'Ambrósio, Fiorentini, Ole Skvosmose e Lorenzato defendem que o Ensino de Matemática deve ir além do ensino de técnicas e fórmulas, incluindo a formação de habilidades e competências que permitam ao estudante interagir criticamente com o mundo. Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas junto ao mercado local, aos professores de Matemática do ensino médio, e consultas à base de dados do ENEM 2022. O objetivo foi traçar o perfil do egresso do ensino médio no município de Zé Doca-MA, analisando se as competências e habilidades efetivas de Matemática deles atendem às demandas do mercado de trabalho. A análise, feita sob a ótica da dialética de uma educação progressista, foi enriquecida com a percepção de docentes em atividade no Ensino de Matemática nas escolas de ensino médio na zona urbana de Zé Doca. A conexão entre a Matemática escolar e sua prática no mercado de trabalho é destacada como fundamental, e autores como Lorenzato e Fiorentini apontam para a necessidade de aproximar a Matemática escolar daquela praticada no mercado. A abordagem materialista dialética é defendida como capaz de enriquecer o Ensino de Matemática, promovendo uma formação mais integral e significativa para os estudantes. Em suma, o trabalho ressalta a importância de compreender o Ensino de Matemática como um ato político, capaz de promover a formação integral do estudante e prepará-lo para o exercício pleno de sua cidadania, especialmente no contexto do trabalho
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