Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROGERIO SILVA DOS SANTOS COELHO
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
O PERFIL DO EGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: estudos e reflexões dialéticas sobre as competências e habilidades efetivas em Matemática dos alunos egressos da Educação Básica do município de Zé Doca - MA
Resumo
Este trabalho aborda a perspectiva politizada do Ensino de Matemática, defendendo que este
não é neutro e deve promover a formação integral do estudante, através, principalmente, de
seu acesso no mundo do trabalho. Autores como Demerval Saviani, Guiomar Namo de Mello,
Paolo Nosella, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Ole Skovsomos, Ubiratan D’Ambrosio, Sérgio
Lorenzato e Dario Fiorentini contribuem para renovar os debates sobre as funções da escola,
dos professores e do Estado na luta de classes, especialmente no contexto da Educação
Matemática. Saviani analisa as perspectivas de Mello e as críticas de Nosella, destacando a
importância de compreender a educação como um ato político e a necessidade de os
professores se engajarem nesse compromisso. Além disso, autores como D\'Ambrósio,
Fiorentini, Ole Skvosmose e Lorenzato defendem que o Ensino de Matemática deve ir além
do ensino de técnicas e fórmulas, incluindo a formação de habilidades e competências que
permitam ao estudante interagir criticamente com o mundo. Para a realização do trabalho
foram realizadas pesquisas junto ao mercado local, aos professores de Matemática do ensino
médio, e consultas à base de dados do ENEM 2022. O objetivo foi traçar o perfil do egresso
do ensino médio no município de Zé Doca-MA, analisando se as competências e habilidades
efetivas de Matemática deles atendem às demandas do mercado de trabalho. A análise, feita
sob a ótica da dialética de uma educação progressista, foi enriquecida com a percepção de
docentes em atividade no Ensino de Matemática nas escolas de ensino médio na zona urbana
de Zé Doca. A conexão entre a Matemática escolar e sua prática no mercado de trabalho é
destacada como fundamental, e autores como Lorenzato e Fiorentini apontam para a
necessidade de aproximar a Matemática escolar daquela praticada no mercado. A abordagem
materialista dialética é defendida como capaz de enriquecer o Ensino de Matemática,
promovendo uma formação mais integral e significativa para os estudantes. Em suma, o
trabalho ressalta a importância de compreender o Ensino de Matemática como um ato
político, capaz de promover a formação integral do estudante e prepará-lo para o exercício
pleno de sua cidadania, especialmente no contexto do trabalho
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