Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VALMI GLAYSON CARVALHO MOREIRA
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: uma experiência com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o SAEB
Resumo
Ao discutir o ensino, aprendizagem e avaliação da matemática, os educadores e
profissionais da educação estão colocando um foco importante na qualidade da
educação oferecida aos alunos. Isso sugere um compromisso em garantir que os
alunos adquiram um conhecimento sólido e significativo em matemática. Os
educadores podem implementar estratégias como ensino diferenciado,
contextualização dos conceitos matemáticos, uso de recursos educacionais
diversificados, práticas de ensino colaborativo e fornecimento de apoio emocional
e motivacional aos alunos. Essas abordagens podem ajudar a promover uma
aprendizagem mais significativa e a superar as barreiras enfrentadas pelos alunos
na matemática, com ênfase também nas avaliações externas. Nesse contexto a
presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: como situações
problema que envolvem tecnologias digitais podem contribuir para a aprendizagem
de estudantes em avaliações de matemática do SAEB? O objetivo geral foi
investigar a aprendizagem matemática obtida ao utilizar atividades que relacionam
situações problema e tecnologias digitais para resolver itens de matemática do
SAEB no ensino fundamental. O presente trabalho desenvolveu sequências
didáticas para o ensino de matemática com foco nas dificuldades dos estudantes
do 9º ano do ensino fundamental, a partir dos resultados do SAEB com abordagem
qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados
foram os documentos da escola que norteiam a avaliação de aprendizagem; e o
nosso diário de observações das atividades que vão ser realizadas. Com isso,
conclui-se que há dualidades no ensino da matemática entre os métodos
tradicionais e inovadores, o que percebemos é que com base no estudo os alunos
se sentiram mais motivados com os recursos tecnológicos e que sempre há uma
necessidade de ter reflexões das práxis pedagógicas do professor e que isso pode
levar a um melhor desempenho nas avaliações externas, além de seguir de
exemplo para outras escolas.
[Download TCC]