MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VALMI GLAYSON CARVALHO MOREIRA

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: uma experiência com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o SAEB
Resumo
Ao discutir o ensino, aprendizagem e avaliação da matemática, os educadores e profissionais da educação estão colocando um foco importante na qualidade da educação oferecida aos alunos. Isso sugere um compromisso em garantir que os alunos adquiram um conhecimento sólido e significativo em matemática. Os educadores podem implementar estratégias como ensino diferenciado, contextualização dos conceitos matemáticos, uso de recursos educacionais diversificados, práticas de ensino colaborativo e fornecimento de apoio emocional e motivacional aos alunos. Essas abordagens podem ajudar a promover uma aprendizagem mais significativa e a superar as barreiras enfrentadas pelos alunos na matemática, com ênfase também nas avaliações externas. Nesse contexto a presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: como situações problema que envolvem tecnologias digitais podem contribuir para a aprendizagem de estudantes em avaliações de matemática do SAEB? O objetivo geral foi investigar a aprendizagem matemática obtida ao utilizar atividades que relacionam situações problema e tecnologias digitais para resolver itens de matemática do SAEB no ensino fundamental. O presente trabalho desenvolveu sequências didáticas para o ensino de matemática com foco nas dificuldades dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a partir dos resultados do SAEB com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram os documentos da escola que norteiam a avaliação de aprendizagem; e o nosso diário de observações das atividades que vão ser realizadas. Com isso, conclui-se que há dualidades no ensino da matemática entre os métodos tradicionais e inovadores, o que percebemos é que com base no estudo os alunos se sentiram mais motivados com os recursos tecnológicos e que sempre há uma necessidade de ter reflexões das práxis pedagógicas do professor e que isso pode levar a um melhor desempenho nas avaliações externas, além de seguir de exemplo para outras escolas.
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