Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VALTERLLI COSTA ROCHA
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Resumo
Apresentamos uma proposta metodológica que possa estimular a leitura e a escrita
de textos multissemióticos envolvendo a matemática, utilizando-se do uso de
ferramentas digitais e do livre exercício do senso crítico, da imaginação, da
criatividade, da capacidade de sistematizar e verbalizar situações. Objetivamos
averiguar como estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio aprendem tópicos de
Geometria Plana a partir da leitura e produção de Histórias em Quadrinhos (HQs). A
coleta de dados assumiu uma característica qualitativa (CRESWELL, 2007) e, como
a pesquisa propõe uma avaliação da própria prática do professor-pesquisador,
possui cunho de pesquisa-ação (PEREIRA, 1998). Para fundamentar a nossa
pesquisa, buscamos referências em trabalhos acadêmicos anteriores que trataram
desta temática, dando ênfase, por questões de afinidade com o programa de
mestrado em que estamos participando, às dissertações produzidas no PROFMAT.
Na pesquisa propomos estruturar uma sequência de saberes que envolvem a
produção de HQs para que outros professores possam se beneficiar da utilização
desta ferramenta e usufruir dos benefícios que ela pode proporcionar à
aprendizagem dos alunos. Os saberes necessários à produção de HQs se
desenvolveram desde a pesquisa e citação de exemplos de tirinhas envolvendo a
matemática já publicadas, passando pelo apontamento dos elementos essenciais
que compõem uma HQ, dicas de sites e plataformas gratuitos utilizados para a
criação dos quadrinhos além da produção e análise várias historinhas, algumas com
autoria do próprio pesquisador, outras produzidas pelos alunos envolvidos na
pesquisa. Foram abordados nas produções, conteúdos da Geometria Plana, tais
como: a nomenclatura dos polígonos, polígonos inscritos e circunscritos, a relação
entre a diagonal e a área do quadrado, o Teorema de Pitágoras, círculo,
circunferência e altura do triângulo equilátero. Como resultado, verificamos que a
metodologia se mostrou muito eficaz para a aprendizagem da Geometria Plana e
demais conteúdos que pretendemos ensinar, pois é algo que desperta a atenção
dos alunos pelo caráter inovador que assume, intensificando o interesse e o
engajamento e proporcionando a formação de atitudes positivas em atividades de
leitura e escrita de histórias em quadrinhos - estruturas literárias que, por meio da
associação de elementos textuais e pictóricos, podem ser utilizadas para tratar dos
mais variados temas pela forma peculiar como são produzidas, garantindo
dinamismo, diversão e vivacidade aos textos, facilitando a aceitação da matemática
pelos leitores, proporcionando a alfabetização digital durante as produções e
consolidando a construção significativa do conhecimento por meio do
desenvolvimento de habilidades matemáticas e da capacidade de interação social.
[Download TCC]