Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VANKYS FERREIRA REIS
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
Tecnologias Analógicas E Digitais: construção dos pontos Notáveis do Triângulo mm Régua e Compasso e o software Geogebra.
Resumo
Nesta pesquisa nos propomos em analisar o emprego das Tecnologias Analógicas
(Régua e Compasso) e Tecnologias Digitais (GeoGebra), no ensino de Geometria
Plana, especificamente, na construção dos Pontos Notáveis do Triângulo e como
estes recursos didáticos contribuem com o processo de Ensino-Aprendizagem. Para
concatenação dos resultados colhidos e analisados neste trabalho, optou-se pela
abordagem quali-quantitativa, consubstanciada em Sousa e Kerbauy (2017), em
virtude da captação das informações terem sido efetivadas por meio de questionários
subjetivos e objetivos, além da entrevista grupal com os docentes da rede estadual de
ensino do Estado do Maranhão, atuantes no Centro de Ensino localizado no município
onde se deu a pesquisa, Alto Alegre do Pindaré, e a percepção das opiniões discentes
concomitantes à realização das aulas que envolveram alunos de duas turmas da 1a
série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no interior do
estado, na citada cidade. Adjacentes ao tema principal, faremos um estudo sobre
tópicos relevantes para as conclusões obtidas e que emergiram naturalmente, dentre
os quais releve-se a apreciação sobre a Formação Continuada dos Professores de
Matemática pela leitura dos trabalhos de Brosseau (2008), dentre outros. Nos textos
de Libâneo (2017), teremos assertivas sobre o Planejamento Didático. Quanto a
Educação Matemática, ter-se-á como fonte de consulta D’Ambrósio (1996). Observou-
se a proficuidade na utilização dos recursos digitais frente aos analógicos,
conduzindo-nos ao reconhecimento de que o uso deste tipo de ferramenta se mostra
presente no cotidiano discente e, desta forma, deve ser integrado de forma certeira e
comum na prática docente.
[Download TCC]