MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VANKYS FERREIRA REIS

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
Tecnologias Analógicas E Digitais: construção dos pontos Notáveis do Triângulo mm Régua e Compasso e o software Geogebra.
Resumo
Nesta pesquisa nos propomos em analisar o emprego das Tecnologias Analógicas (Régua e Compasso) e Tecnologias Digitais (GeoGebra), no ensino de Geometria Plana, especificamente, na construção dos Pontos Notáveis do Triângulo e como estes recursos didáticos contribuem com o processo de Ensino-Aprendizagem. Para concatenação dos resultados colhidos e analisados neste trabalho, optou-se pela abordagem quali-quantitativa, consubstanciada em Sousa e Kerbauy (2017), em virtude da captação das informações terem sido efetivadas por meio de questionários subjetivos e objetivos, além da entrevista grupal com os docentes da rede estadual de ensino do Estado do Maranhão, atuantes no Centro de Ensino localizado no município onde se deu a pesquisa, Alto Alegre do Pindaré, e a percepção das opiniões discentes concomitantes à realização das aulas que envolveram alunos de duas turmas da 1a série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no interior do estado, na citada cidade. Adjacentes ao tema principal, faremos um estudo sobre tópicos relevantes para as conclusões obtidas e que emergiram naturalmente, dentre os quais releve-se a apreciação sobre a Formação Continuada dos Professores de Matemática pela leitura dos trabalhos de Brosseau (2008), dentre outros. Nos textos de Libâneo (2017), teremos assertivas sobre o Planejamento Didático. Quanto a Educação Matemática, ter-se-á como fonte de consulta D’Ambrósio (1996). Observou- se a proficuidade na utilização dos recursos digitais frente aos analógicos, conduzindo-nos ao reconhecimento de que o uso deste tipo de ferramenta se mostra presente no cotidiano discente e, desta forma, deve ser integrado de forma certeira e comum na prática docente.
[Download TCC]