Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BRUNO FERREIRA SANCHES
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O MULTIPLANO COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
Em uma perspectiva educacional, a aprendizagem da matemática é frequentemente
mencionada como uma das maiores dificuldades entre os alunos, contudo, se para os
alunos não deficientes a aprendizagem da matemática é um desafio, imagina ensinar
para os alunos que possuem limitações, como os alunos com deficiência visual. Tratar
do ensino da matemática para os alunos com deficiência visual é extremamente
complexo, todavia não é impossível. O referido texto de dissertação vem apresentar
os aspectos teóricos e metodológicos definidos para a dissertação, assim como
apresentar as diferentes abordagens do ensino da matemática para alunos com
necessidades educacionais especiais no caso em especial os alunos com deficiência
visual. Assim trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo bibliográfico, que
tem por objetivo geral de analisar o uso do multiplano como ferramenta significativa
para o ensino de matemática com alunos com deficiência visual. Dentro de uma
perspectiva teórica, sobre a história do multiplano, podemos destacar autores como:
Ferronato (2002); Castro (2011); Oliveira (2004), sendo que, para dar suporte teórico
sobre a matemática no contexto escolar para alunos com deficiência visual, autores
como: Lopes (2006); Leontiev (1978); Oliveira (2004), foram de fundamental
importância, bem como autores como: Ferronato (2002), Camargo (2017) e Gil (1999)
que discutiam as práticas pedagógicas do multiplano em sala de aula. Além disso, o
estudo tem a finalidade de verificar de que forma o multiplano contribui para facilitação
da aprendizagem, com relação as quatro operações com os alunos com deficiência
visual em escolas regulares, assim como apresentar o multiplano como material
didático pedagógico, e sua aplicação dentro da sala de aula. Nessa perspectiva, a
pesquisa apresenta as estratégias para a aplicação do recurso do multiplano como
ferramenta para a facilitação de aprendizagem da matemática para alunos com
necessidades educacionais especial, no caso os alunos com deficiência visual ou com
baixa visão. Os resultados da pesquisa apontam quais as vantagens de usar
ferramentas pedagógicas inclusivas como o multiplano nas aulas de matemática com
os alunos com deficiência visual, propondo estratégias pedagógicas voltadas para o
letramento matemático com a utilização do multiplano a partir das dificuldades
apresentadas pelos professores de sala de aula. Para tanto, este texto de dissertação
apresenta a seção introdutória, junto com a subseção metodológica, três seções
teóricas com as suas respectivas subseções, onde apresentamos as bases teóricas
e, finalmente, as considerações finais, as quais apresentam se os objetivos da
pesquisa foram alcançados, assim como novos dados investigativos restantes da
pesquisa.
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