MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FLAVIANO LISBOA DOS SANTOS

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este trabalho apresenta o estudo voltado para o processo de ensino das operações de multiplicação e divisão, com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental I, a partir de um curso de formação continuada sobre as metodologias ativas das espécies de ensino híbrido, recursos didáticos auxiliares e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em uma escola da rede estadual de ensino do Amapá. O objetivo do estudo foi propor a implementação das espécies de Ensino Híbrido, compartilhar experiências metodológicas de ensino da Matemática e contribuir de forma colaborativa com o uso de recursos didáticos auxiliares e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Utilizou-se a pesquisa exploratória, qualitativa, colaborativa e com o procedimento técnico da pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e entrevista semiestruturada, nos dias 7 e 11 de dezembro de 2023, pelo turno da manhã, nas dependências da escola campo, com 16 professores colaboradores, a partir de formulário eletrônico, questionários, áudios e fotos, com assinatura dos participantes do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Pelos resultados encontrados sobre as dificuldades de ensino de matemática, os docentes alegam que o descaso da família e os dois anos de pandemia impactaram negativamente na alfabetização em língua materna e em matemática. Nesse sentido, o referido trabalho veio propor mudanças metodológicas de ensino, nos quais, tornem o aluno autônomo e no centro do processo educacional baseadas no Ensino Híbrido e proporcionem ganhos significativos na educação integral e inclusiva.
[Download TCC]