MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RITA DE CASSIA PALMEIRIM BRAZAO

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
TEOREMA DE PITÁGORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E APLICABILIDADE NO ESPAÇO SOCIOCULTURAL QUILOMBOLA
Resumo
A presente dissertação apresenta uma análise a respeito do teorema de Pitágoras e suas repercussões no processo ensino aprendizagem, especificamente entre alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no Curiaú, município de Macapá, Estado do Amapá. Para desenvolver essa temática foi definido o seguinte objetivo geral: Contribuir com o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Básica (fundamental II – 9º ano) sobre os princípios, os fundamentos e técnicas de aplicação do conteúdo teorema de Pitágoras no contexto sociocultural de quilombolas amapaenses, detectando no processo educativo do aluno as dificuldades que interferem negativamente na compreensão do Teorema de Pitágoras. A metodologia envolveu atividades, tais como, oficinas com materiais da própria comunidade, dentre as técnicas para coleta de dados, destaca-se a revisão bibliográfica para aprofundamento do tema através de pesquisas, principalmente em sites confiáveis como Scielo, livros, revistas eletrônicas e artigos. Os resultados da pesquisa de campo e bibliográfica revelaram fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem, como a história da Matemática que não tem a devida atenção nos livros didáticos e quando os professores, ao conhecê-la, poderão revisar vários métodos de ensinar os alunos, tornando essa ciência mais fácil do que pensam, alterando assim, o ponto de vista dos discentes que questionam sobre a aprendizagem contextualizada do teorema de Pitágoras, descobrindo novas maneiras de ensinar, planejando uma estrutura para amenizar o impacto sobre alunos iniciantes, ordenando escolhas e apontando soluções para diferenciar ensinamentos.
[Download TCC]