MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CRISLAINE APARECIDA HISSAI MIYASAKI MARINELLI

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo - PR

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA ESTUDANTES DO 6O ANO
Resumo
O ensino de sólidos geométricos no 6º ano é desafiador devido às dificuldades dos alunos com a abstração espacial. Os professores podem utilizar abordagens metodológicas ativas como Modelagem Matemática e Jogos, para que os estudantes alcancem a aprendizagem. Este trabalho visa criar uma Sequência Didática para o ensino de sólidos geométricos, fundamentada nos níveis de Van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico. A pesquisa envolveu revisão de literatura, análise qualitativa de textos e produção da Sequência Didática composta por quatro aulas, distribuindo os níveis de Van Hiele: nível zero na aula 1, nível um nas aulas 1 e 2 e nível dois nas aulas 3 e 4. Como resultado, infere-se que a Sequência Didática pode diminuir as dificuldades dos alunos na construção do pensamento geométrico, especialmente em relação aos sólidos geométricos, e auxiliar os professores na implementação de um ensino ativo.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Uma proposta de sequência didática no ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6⁰ ano
Veículo
eduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870064      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]