Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BRUNO GONCALVES
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel - PR
Dissertação
Título
Estudo teórico da Programação Linear e Modelagem Matemática como estratégia de ensino
Resumo
Neste trabalho, exploramos o uso dos Problemas de Programação Linear (PPLs), conteúdo tradicionalmente visto apenas no Ensino Superior, como uma ferramenta de ensino de Matemática para alunos do Ensino Médio, apoiados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como foco a Modelagem Matemática como estratégia de ensino. Apresentamos os principais teoremas de PPL e suas respectivas demonstrações. Realizamos uma implementação computacional do Método Simplex em linguagem de programação Python que resolve o problema de maximizar a função objetivo com restrições de desigualdades do tipo menor ou igual. Por fim, propomos PPLs que podem ser aplicados no Ensino Médio juntamente com suas modelagens e resoluções gráficas e com apoio computacional. Objetivamos evidenciar a relevância educacional e o potencial dos PPLs no ensino da Matemática, visto que pode motivar os alunos trabalharem aspectos
da Matemática relacionados às situações práticas.
[Download TCC]