Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WAGNER CHAVES ANDRADE
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Ouro Branco - MG
Dissertação
Título
O uso da Sala de Aula Invertida com tecnologias dinâmicas no ensino de Matemática: uma proposta para o 6° ano com foco em GeometriA
Resumo
Esta pesquisa, de natureza qualitativa e caráter interventivo, tem como objetivo apresentar
e analisar os resultados da implementação da metodologia da Sala de Aula Invertida, articulada ao
uso de recursos tecnológicos, notadamente o software GeoGebra, no ensino de Matemática em turmas
do 6ºano do Ensino Fundamental - anos finais - na Escola Municipal Professor Amílcar Martins,
situada em Belo Horizonte - MG. A proposta pedagógica desenvol-ve-se a partir da concepção de Sala
de Aula Invertida como uma estratégia de aprendizagem ativa, conforme definida por (JONATHAN;
SAMS, 2018), em que o momento de exposição de conteúdo é deslocado para o espaço individual do
estudante, liberando o tempo coletivo das aulas para a resolução de problemas, atividades práticas e
mediação pedagógica qualificada.
O uso do GeoGebra foi incorporado de forma intencional e planejada para potencializar a
exploração conceitual, a visualização geométrica e a construção do conhecimento matemático por
meio de experimentações digitais, favorecendo a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo
de aprendizagem. O estudo detalha o planejamento da intervenção, os critérios de seleção das
atividades, as etapas de aplicação, os obstáculos enfrentados (de ordem técnica, pedagógica e
institucional) e as estratégias utilizadas para superá-los.
Os dados coletados por meio de observações, registros em sala, produções dos estudantes e
entrevistas revelam que a associação entre metodologia ativa e tecnologia educacional contribuiu
significativamente para o aumento do engajamento discente, para o desenvolvimen-to do raciocínio
matemático e para a ressignificação do papel do professor em sala de aula. Ainda assim, identificaram-
se desafios estruturais e culturais que impõem limites à consolidação da proposta em larga escala,
exigindo políticas de formação continuada, suporte institucional e de educação inclusiva. Conclui-se
que a combinação entre a Sala de Aula Invertida e o uso do GeoGebra representa uma alternativa
promissora ao ensino tradicional de Matemática, sobretudo quando sustentada por intencionalidade
pedagógica, planejamento criterioso e mediação docente sensível à realidade escolar.
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