Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDO HENRIQUE CASTILHERI DE LIMA
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá - MT
Dissertação
Título
Congruência Modular: Uma Proposta Didática para a Resolução de Equações Diofantinas Lineares
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal fornecer subsídios teóricos e práticos para estudantes e professores, visando aprimorar a compreensão, a interpretação e a resolução de problemas que podem ser solucionados por meio das equações diofantinas lineares apresentando, para este fim, a congruência modular como uma ferramenta alternativa, valiosa e complementar ao algoritmo de Euclides. Para isso, abordamos tópicos essenciais para a compreensão dos conteúdos envolvidos no itinerário pedagógico, tais como: números inteiros e suas operações, divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, algoritmo de Euclides e conceitos básicos de aritmética modular. Paralelamente, buscamos desenvolver jogos pedagógicos como recurso de apoio para professores que desejem implementar o estudo das equações diofantinas na Educação Básica, tendo em vista que a utilização de jogos no ensino de Matemática, quando planejada de maneira intencional, pode criar um ambiente estimulante e desafiador, favorecendo o desenvolvimento do pensamento lógico, a capacidade de cooperação e a construção de conceitos matemáticos. Entendemos que o jogo atua como um facilitador da aprendizagem ao incorporar a dimensão lúdica na resolução de problemas, proporcionando ao aluno um ambiente propício à assimilação de conceitos, ainda que sua formalização tenha ocorrido previamente.
[Download TCC]