Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO CEZAR GUIMARAES SILVA
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá - MT
Dissertação
Título
Usando a robótica no ensino de conceitos da matemática
Resumo
O ensino tradicional de matemática, há décadas, enfrenta dificuldades de captar o interesse de crianças e jovens. A disciplina é frequentemente percebida como obstáculo, sendo rejeitada por muitos estudantes, principalmente em razão da ausência de contextualização dos conteúdos abordados. Os discentes, em sua maioria, não identificam a aplicabilidade prática dos conceitos matemáticos em seu cotidiano, o que compromete a percepção de relevância da matéria. Este trabalho tem como objetivo apresentar sugestões para a contextualização do ensino da matemática, utilizando como ferramenta motivadora no processo de aprendizagem. Serão discutidas experiências práticas associadas ao ensino
dos seguintes conteúdos: Função Quadrática, com o auxílio de uma catapulta de LEGO; Lei dos Cossenos e Teorema de Pitágoras, com o auxílio de um robô sumô. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada no ano de dois mil e vente três, em uma escola pública localizada no município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, e envolveu vinte alunos devidamente matriculados no ensino médio, além de um professor da mesma instituição, o qual optou por integrar a robótica ao ensino da Matemática como estratégia didática.
[Download TCC]