Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDUARDO CESAR SANTOS
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA POR MEIO DO SOFTWARE R USANDO QUESTÕES DO ENEM
Resumo
O ensino de Matemática passa por constantes atualizações sendo uma delas o uso de novas
tecnologias. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver e avaliar um material
didático que utilize o software R para ensinar conceitos de Estatística com o uso de questões
do ENEM. A pesquisa foi realizada com todos os alunos da turma do terceiro ano A
regularmente matriculado do Colégio Estadual Reitor Edgard Santos. Inicialmente, os alunos,
após terminarem o assunto de Estatística, foram avaliados, via um pré-teste, para identificar
o nível em que se encontravam. Na sequência foram ministradas aulas de resolução de
exercícios com o uso do software R, e por fim analisado a efetividade do processo de
aprendizagem verificando os resultados alcançados após a aplicação de um novo teste. A
análise dos dados realizadas para comparar as notas nos dois momentos foi feita por meio
do teste de Wilcoxon com nível de significância de 5%, na qual foram comparadas as
medianas das notas obtidas, e constatada uma evolução no aprendizado dos estudantes.
Também foram coletadas as opiniões dos estudantes, por meio de um questionário, sobre a
efetividade e a experiência com o programa, apontando facilidades ou dificuldades e também
a importância do mesmo. Com isso, foi possível construir o material “Caderno de Estatística:
Resoluções em R”, que contém 40 exercícios de Estatística para serem usados no ensino
médio, e é o produto final dessa dissertação. Conclui-se, portanto, que a utilização de
tecnologias educacionais, como o software utilizado, representa um avanço significativo no
processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da Estatística, especialmente em contextos
avaliativos como o ENEM.
[Download TCC]