MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RICARDO IARAS DA SILVA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Pressão e coeficientes dinâmicos do vento: uma perspectiva da Equação de Bernoulli para STEAM
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo analisar a viabilidade do uso na Educação Básica da pressão e coeficientes dinâmicos do vento, modelados sob a perspectiva da Equação de Bernoulli, no contexto do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Nesse sentido, o estudo busca transcender a abordagem restrita ao ensino superior, utilizando propostas de atividades pautadas na aplicação da função quadrática, comum em instrumentos educacionais potenciais, acessível ao nível sugerido. Baseando-se em documentos oficiais, normas técnicas vigentes, nas concepções de conservação de energia e na Equação de Bernoulli, buscamos utilizar as experiências derivadas do cotidiano e das Engenharias, com enfoque na adaptação para aplicações no Ensino Fundamental e Médio. Iniciaremos a análise dos parâmetros educacionais e da cosmogonia do vento, vinculada às civilizações e à evolução da Ciência, com respaldo matemático e tecnológico das aplicações pautadas na norma técnica NBR 6123:2023 Forças devidas ao vento em edificações. Em seguida, abordaremos as causas e consequências de acidentes decorrentes do desconhecimento relacionado à origem, velocidade e pressão dinâmica do vento. Na sequência, realizaremos uma análise dos documentos oficiais que regem os dados dos acidentes causados pelo vento no Brasil. Neste contexto, propomos que uma abordagem exploratória do tema, ainda na Educação básica, pode contribuir para a redução dos índices de acidentes e prejuízos resultantes da inexperiência sobre o assunto. Portanto, buscamos demonstrar que o vento possui um grande potencial para a modelagem matemática no âmbito do STEAM, integrando áreas e conceitos, que podem enriquecer o aprendizado.
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Recurso Educacional 1

Título
Manual para professores: O VENTO: UMA PERSPECTIVA DA EQUAÇÃO DE BERNOULLI PARA STEAM. O produto educacional foi desenvolvido para viabilizar a transdisciplinaridade na Educação Básica da pressão e coeficientes dinâmicos do vento, modelados sob a perspectiva da Equação de Bernoulli, integrando áreas e conceitos, que podem enriquecer o aprendizado. Abordando as causas e consequências de acidentes decorrentes do desconhecimento relacionado à origem, velocidade e pressão dinâmica do vento, buscamos mostrar que o vento possui um grande potencial para a modelagem matemática no âmbito do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Nesse sentido, buscamos transcender a abordagem restrita ao ensino superior, utilizando propostas de atividades pautadas na aplicação da função quadrática, comum em instrumentos educacionais potenciais, acessível ao nível sugerido.
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921841      [Acesso externo]
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