Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLEBIO OLIVEIRA DA SILVA
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
A INTERSECÇÃO ENTRE BINÔMIO DE NEWTON E PROBLEMAS DE CONTAGEM
Resumo
Esta dissertação explorou a intersecção entre o Binômio de Newton, problemas de contagem e funções geradoras, destacando a importância desses conceitos na matemática combinatória. O Binômio de Newton, que permite a expansão de potências de binômios, é um instrumento
fundamental para resolver diversos problemas combinatórios, fornecendo uma estrutura que facilita a identificação de padrões e relações numéricas. Inicialmente, tem-se uma revisão teórica sobre o Binômio de Newton, discutindo suas propriedades e aplicações em contextos variados da matemática. Em seguida, há uma abordagem de como esse conceito se relaciona diretamente com problemas de contagem
através de exemplos práticos que ilustram sua eficácia na resolução de questões envolvendo combinações e permutações.
Além disso, destacam-se as funções geradoras como uma ferramenta poderosa para lidar com sequências numéricas e séries e a forma como as funções geradoras podem ser utilizadas em conjunto com o Binômio de Newton para resolver alguns problemas combinatórios.
O trabalho também incluiu a análise de atividades didáticas que incorporaram esses conceitos no ensino médio, com o objetivo de promover um aprendizado mais dinâmico e significativo. É perceptível que a integração do Binômio de Newton e das funções geradoras no currículo
escolar não só enriquece o conhecimento matemático dos alunos, mas também desenvolve habilidades críticas essenciais para a resolução de problemas. Este trabalho visa contribuir para o entendimento da matemática combinatória e sua aplicação em contextos educacionais, incentivando futuras pesquisas nessa área.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A INTERSECÇÃO ENTRE BINÔMIO DE NEWTON E PROBLEMAS DE CONTAGEM
Veículo
Plataforma EduCapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001401
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]