MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THIAGO LEMOS PACHECO

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
COMO A MODELAGEM MATEMÁTICA COM O ENSINO DE FUNÇÕES DO 1º GRAU PODEM AUXILIAR NO APRENDIZADO NAS TURMAS DA EJA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Resumo
A presente dissertação investigou o impacto da Modelagem Matemática aliada a uma abordagem interdisciplinar no ensino de funções do 1º grau em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio, composta por 17 alunos com idades variando entre 19 e 65 anos, pertencentes a uma escola pública estadual localizada no município de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza qualitativa exploratória e utilizando métodos mistos, buscou analisar como a integração do conteúdo matemático de função afim a diversos contextos do cotidiano, por meio de uma sequência didática interdisciplinarmente elaborado, poderia auxiliar no aprendizado e superar dificuldades tradicionais encontradas nessa modalidade de ensino. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários de opinião antes e após a intervenção pedagógica, entrevistas semiestruturadas e registros em diário de bordo. De modo geral, os resultados da pesquisa indicaram que as atividades matemáticas desenvolvidas, que incluíram a utilização de exemplos contextualizados e a modelagem de situações reais como o custo de corridas de aplicativos de transporte, contribuíram significativamente para a compreensão do conceito de função afim pela maioria dos alunos, promovendo a percepção da relevância e aplicabilidade da matemática em outras disciplinas e no cotidiano, e despertando um maior interesse e motivação para o estudo da disciplina. Contudo, a análise também apontou para a persistência de desafios em relação à abstração e formalização dos conceitos matemáticos por parte de alguns estudantes, sugerindo a necessidade de estratégias pedagógicas complementares que fortaleçam a transição entre a compreensão intuitiva e o domínio teórico.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COMO A MODELAGEM MATEMÁTICA COM O ENSINO DE FUNÇÕES DO 1º GRAU PODEM AUXILIAR NO APRENDIZADO NAS TURMAS DA EJA
Veículo
Plataforma EduCapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972551      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]