Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PEDRO LUCCHESI LOURES
CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG
Dissertação
Título
UMA VIAGEM CIRCULAR: TEXTOS LITERÁRIOS E MATEMÁTICA
Resumo
A pesquisa tem como objetivo investigar as possíveis articulações da Literatura com a Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Organizada em formato multipaper, esta dissertação é composta de um capítulo introdutório, quatro capítulos cujos textos foram estruturados em formatos que podem ser submetidos para publicações em revistas científicas do campo da Educação Matemática e um capítulo de considerações finais. O referencial teórico inclui discussões sobre a legitimidade de se trabalhar com a Literatura em aulas de Matemática; teorizações acerca da biblioteconomia escolar; trabalhos que apresentam definições e conceitos matemáticos. De natureza qualitativa, a metodologia envolvida na pesquisa se diferencia a cada capítulo devido à estrutura da dissertação. Ao longo do trabalho, temos um relato de experiência, uma revisão sistemática de literatura, uma resenha crítica e uma proposta didático-pedagógica. O relato de experiência corresponde ao segundo capítulo da dissertação, Duas experiências com a literatura no ensino de Matemática, que relata duas experiências do autor da dissertação com a Literatura e a Matemática em uma escola do município de Contagem, Minas Gerais. O texto assume uma perspectiva descritiva e crítico-reflexiva no que tange a atuação do pesquisador enquanto professor e entusiasta da utilização da Literatura em aulas de Matemática. O terceiro capítulo, Uma revisão sistemática das interlocuções da literatura com a Matemática, trata-se de uma revisão sistemática dos artigos publicados em um período de 10 (dez) anos acerca de Literatura e Matemática no Brasil a partir do Portal de Periódicos da Capes. Com ele, buscamos responder à seguinte pergunta: “Qual é o cenário de pesquisas relativas a Literatura e Matemática no Brasil e como são relatados nelas os usos da Literatura no ensino de Matemática?”. O capítulo oferece um panorama das investigações realizadas sobre as interlocuções da Literatura com a Matemática, contribuindo para que mais práticas de ensino da Matemática a partir da Literatura sejam pensadas e discutidas. O quarto capítulo, Resenha Crítica: uma história literária como recurso educacional, é uma resenha crítica do livro Uma viagem circular, cuja história foi produzida como recurso educacional vinculado a esta dissertação. Com a resenha, procuramos apresentar o livro a possíveis leitores e mostrar que a história contida nele pode ser trabalhada por professores de todas as áreas em uma escola. O quinto capítulo, Propostas de ensino de Matemática a partir da história Uma viagem circular, foi elaborado para discutir de modo mais aprofundado as matemáticas presentes em Uma viagem circular. Além disso, incluímos nele sugestões de atividades para professores de Matemática interessados em utilizá-lo em suas aulas. Em conclusão, temos que a Literatura é mais um recurso a ser pensado para o ensino de Matemática, contribuindo para contextualizar conteúdos muitas vezes entendidos pelos alunos como excessivamente abstratos e pouco aplicáveis no dia a dia. No entanto, a pesquisa indica que a mobilização da Literatura em aulas de Matemática é pouco presente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o que pode estar relacionado a uma maior fragmentação do ensino escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, período em que cada disciplina passa a ser ministrada por professores especialistas em uma área do conhecimento.
[Download TCC]