MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GRACIELE GOLDSCHMIDT DE AVILA

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS

Dissertação

Título
INVESTIGANDO POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DE UMA UEPS
Resumo
Este trabalho foi motivado a partir da prática de sala de aula da autora, que por ter experiência com alunos do quarto ao nono ano do Ensino Fundamental, percebeu diversas dificuldades referentes a conceitos de geometria, cita-se especificamente a área e o perímetro, estes que através da criação e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em duas turmas do sexto ano, de uma escola estadual do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul serão investigados e avaliados de acordo com suas evidências de aprendizagem significativa, no decorrer desta dissertação. Fundamenta-se o trabalho através de revisão bibliográfica no banco de dissertações do PROFMAT, na Teoria da Aprendizagem Significativa, nas UEPS, na BNCC e seus objetos do conhecimento relacionados à geometria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um olhar atento para a avaliação recursiva e formativa. Na aplicação da UEPS foram utilizados materiais e recursos didáticos diferenciados, de acordo com seus oito passos, observou-se um grande envolvimento, participação e colaboração entre os alunos, porém com alguns problemas de linguagem. Percebeu-se com a aplicação que o instrumento trouxe muitas contribuições para a prática em sala de aula, além de ser considerado um material simples, consistente e que pode ser utilizado por aqueles professores que, assim como a autora deste trabalho de pesquisa, são inquietos e querem que seus alunos aprendam “de verdade”, ou seja, deem significado a sua aprendizagem. Conclui-se que aliar experiência - estudo - novas práticas, pode ser um caminho para melhorar a matemática em prol de uma aprendizagem significativa, através das UEPS.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
UEPS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Veículo
EDUCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922524      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]